Deputado Zé Carlos destaca a função dos militares do Maranhão

Assecom / Dep. Zé Carlos
29/08/2012 15h32

A fim de homenagear a todos os militares do Maranhão pela passagem do Dia do Soldado (25 de agosto), - comemorado no último sábado - o deputado Zé Carlos do PT utilizou o Pequeno Expediente desta quarta-feira (29) para destacar o relevante papel social dos “Mantenedores da Paz”.

O parlamentar petista, que já foi presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa, participou de momentos decisivos na história dos militares de nosso estado; quando, no ano passado, realizaram uma grande greve, por melhores condições de trabalho e de salários.

O deputado Zé Carlos foi um dos interlocutores junto ao Estado e considera que a experiência foi extremamente positiva, resultando no atendimento da maior parte das reivindicações da categoria.

Em seu pronunciamento, o parlamentar também destacou que a palavra “soldado” identifica a primeira graduação na hierarquia, mas, além disso, também é usada para se referir a todos os militares de qualquer patente. Logo, o Dia do Soldado é dedicado a todos os militares do Brasil, em especial, do Maranhão.

“Encerro minhas palavras e me dirijo diretamente aos Mantenedores da Paz de ontem e de hoje para agradecer pelo sacrifício, pela ausência do lar, pelo orgulho com que representaram e representam o Brasil”, teceu a justa homenagem, Zé Carlos.

O petista fez então a leitura de uma bela carta, de autoria do jornalista e crítico literário português Moniz Barreto, destinada ao Rei de Portugal, escrita no final do século XIX. “Muito atual em seu conteúdo, que retrata precisamente o nosso soldado” analisou o deputado.

Um dos trechos diz que: “Porque, por definição, o homem da guerra é nobre. E quando ele se põe em marcha, à sua esquerda vai a coragem, e à sua direita, a disciplina", numa alusão ao perfil do soldado brasileiro.