Deputada Gardênia Castelo destaca quarto centenário da fundação de São Luís

Agência Assembleia
05/09/2012 15h25

Deputada Gardênia Castelo destaca quarto centenário da fundação de São Luís

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) fez um longo pronunciamento na sessão desta quarta-feira (5), destacando a passagem do quarto centenário de fundação da capital maranhense. Alternando aspectos históricos, culturais e contemporâneos, a parlamentar fez um breve resumo sobre estes 400 anos.

“Não trago aqui a poesia em estado puro. Mas as palavras e gestos simples desta louvação não reduzem minhas emoções, sentimentos, meu amor pela cidade generosa, encantadora, ensolarada, também de brisa e brilho, de história e lenda, multirracial, multifacetada e multicultural que é São Luís do Maranhão”, disse a deputada.

De acordo a parlamentar, a ligação com sua cidade natal sempre foi presente, mesmo quando deixou a capital maranhense para buscar aperfeiçoamento profissional. Tanto, que acabou estudando Arquitetura e Urbanismo, influenciada pelo rico patrimônio arquitetônico existente na cidade: “Vivi e vivo cada momento da minha cidade. Sou personagem dessa história e tento, à minha maneira, criar um enredo de luta permanente sem perder a fé em um futuro de justiça social e prosperidade para o nosso povo.

Em suas palavras, Gardênia Castelo falou bastante sobre a efervescência política sempre existente desde 1612. “A cidade não se curva ao chicote político, à mordaça partidária, aos conchavos da moeda. Assim foi com a Revolta de Bequimão, em 1984, com a Greve de 1951 e com a eleição de Jackson Lago para governador do Maranhão, em 2006. Nos três episódios, o povo foi às ruas ou às urnas entoar o seu canto de liberdade. A Ilha Rebelde não é uma fotografia na parede para ser lembrada como mito pelas futuras gerações. Ela tem a sua razão de ser”, afirmou.

Outro aspecto destacado pela deputada é a formação multiracial, inicialmente com os índios, negros e passando pela fundação e colonização francesa, portuguesa e holandesa, buscando sempre transformação com responsabilidade social e cultural, “viva e rebelde quando pede a ocasião. Jamais calada e passiva”.

Durante o discurso a deputada falou sobre a luta iniciada no final da década de 1970, para que a cidade fosse reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, bem como as atuais realizações em áreas como infraestrutura, educação e saneamento.

“Passaria aqui horas enumerando obras que contribuem diretamente para essa transformação responsável que tanto são-luisense anseia. Mas o meu objetivo aqui não é fazer uma prestação de contas da Prefeitura de São Luis. Mas, como cidadã e representante do povo desta querida terra, eu devo tão somente saudar o aniversário da cidade. Feliz 400 anos, São Luis! Que Deus proteja a todos nós”.