Personalidades destacam importância do quarto centenário de São Luís

Agência Assembleia
06/09/2012 17h19

Personalidades destacam importância do quarto centenário de São Luís

Dentre as 400 pessoas homenageadas pela Assembleia Legislativa, como parte da programação da Casa alusiva às comemorações dos 400 anos de São Luís, várias autoridades aproveitaram para agradecer e destacar a importância dos quarto centenário da capital maranhense.

Natrural de Pinheiro, na região da Baixada, o presidente do Congresso Nacional, o senador José Sarney (PMDB-AP) falou de sua relação afetiva com São Luís, cidade onde completou seus estudos e iniciou a carreira política de mais de cinco décadas. “Sem dúvida alguma essa homenagem que a Assembleia faz é um ponto marcante nas homenagens que nós fazemos à cidade de São Luís. Todos nós que fomos privilegiados por Deus, em viver estes dias e testemunharmos o aniversário desta cidade, cuja história é tão poderosa e que tem um povo tão bom e ao mesmo tempo por aqui sempre passaram as grandes figuras do país e expressões maiores da cultura nacional. São Luís é para todos nós uma cidade que nos encante e que todo maranhense tem um especial carinho,a cidade de nosso coração”.

Sua filha e governadora do Estado, Roseana Sarney (PMDB), também agradeceu bastante a homenagem, mas preferiu reparti-la com toda a população do Estado. “Me sinto gratificada em receber esta medalha de um poder, que é a Assembleia Legislativa do Maranhão e estendo essa homenagens a todos os maranhenses, que me possibilitaram, através de minha eleição para governadora, fazer o bem para meu Estado e merecer esta medalha. Essa não é minha medalha, são de todos os maranhenses”, disse.

Dois ministros de Estado também foram agraciados com a medalha, Edison Lobão (Minas e Energia) e Gastão Vieira (Turismo). O primeiro falou sobre a grande responsabilidade que cada um dos homenageados recebeu com a medalha. “Cada um de nós que a recebe terá que ter a consciência de que ela pertence não a ele e sim a todos os maranhenses”, afirmou, enquanto que o segundo, destacou a verdadeira demonstração do Legislativo Estadual em valorizar as pessoas que contribuíram na ‘construção’ de São Luís. “Tenho um sentimento muito próprio ao receber uma homenagem da Assembleia Legislativa, porque sou ex-parlamentar estadual. Acho que a Assembleia dá uma enorme demonstração em ter a iniciativa de homenagear as pessoas que ajudam esta cidade, que a valorizam e que amam esta cidade”, disse Vieira.

PARLAMENTARES

Presidente da Casa, o deputado Arnaldo Melo (PMDB) explicou que a intenção foi buscar na história da cidade, pessoas que de alguma forma fomentaram o progresso de São Luís em suas mais diversas áreas: “Nós precisamos mergulhar em vários pontos e trazermos, do artista plástico ao músico, ao político, ao escritor, ao construtor, todos aqueles que de uma forma ou de outra ajudaram a construir esta belíssima cidade. Inclusive aqueles que já não estão mais entre nós, entregamos a medalha in memorian às famílias de pessoas que deram grande contribuição para nossa cidade. A assembleia Legislativa, nessa hora em que comemora o quarto centenário de São Luís, procura de forma singela homenagear essas famílias, inclusive alguns que atualmente não moram em São Luís, mas que durante um bom tempo prestaram serviços relevantes.”

Ex-presidente e atual deputado estadual, Marcelo Tavares (PSB) disse que a homenagem a tantas pessoas de diversas áreas foi justa e espera que a cidade tenha cada vez mais motivos para comemorar. “Sem dúvida nenhuma é uma homenagem à capital de nosso Estado, que sintetiza toda a vida, todo o espírito maranhense. Então é uma homenagem que essa cidade merece e que tenho certeza ainda viverá outras datas comemorativas tão importantes. E que seja cada vez mais agradável à população e sempre uma cidade melhor para se viver”, finalizou.