Deputados questionam a realidade de São Luís em seus 400 anos

Agência Assembleia
06/09/2012 18h09

Os deputados Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré (PT), Othelino Neto (PPS) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB) proferiram discursos, na sessão desta quinta-feira (6) questionando a realidade da cidade de São Luís, à luz de uma reflexão sobre as comemorações do IV Centenário da capital maranhense.

O primeiro a falar sobre o assunto na tribuna foi o deputado Bira do Pindaré. Ele disse que São Luís chega aos 400 anos sem muitos motivos para comemorar. “Afinal de contas”, declarou o deputado, “a cidade está abandonada, cercada de fezes, as praias poluídas, o patrimônio que é reconhecido como o Patrimônio da Humanidade, o nosso acervo arquitetônico está depredado, os casarões caindo aos pedaços, o Centro Histórico está completamente abandonado, fedorento, sujo, as praças de igual maneira, o trânsito é um Deus nos acuda”.

O líder da Oposição, Marcelo Tavares, propôs ao Plenário uma reflexão sobre São Luís, considerando que a cidade tem qualidades marcantes e de destaque no Brasil e no mundo, chegando a ser considerada Patrimônio da Humanidade.

“Esta cidade deveria ser um amplo polo turístico de atração de pessoas do Brasil e do mundo, mas não é. Deveria ser uma cidade com uma educação de qualidade, porque aqui ficou conhecida como Atenas brasileira, mas não é. Deveria ser uma cidade muito mais limpa, muito melhor do ponto de vista ambiental, muito mais bem cuidada, mas não é. Falta esgotamento sanitário, as praias de São Luís estão todas poluídas e essa é uma reflexão que temos que fazer”, afirmou Marcelo Tavares.

Também tratando do mesmo assunto, o deputado Othelino Neto abordou as festividades dos 400 anos de São Luís, mas frisou o lado triste desta história: “É triste ver que esta cidade tão amada e tão querida tem sido muito maltratada no decorrer desses anos. É claro que temos que considerar os avanços que aconteceram e não podem deixar de ser considerados, mas alguns pontos como, por exemplo, o saneamento ambiental da cidade de São Luís porque nos entristece ver esta cidade bonita cheia de praias que não podem ser usadas, porque estão todas poluídas”, frisou Othelino Neto.

O deputado Rubens Pereira Júnior observou que os 400 anos de São Luís não deveriam ficar limitados apenas à realização de inúmeras festas. “Acho que um grande presente de aniversário da nossa cidade seria que o governo municipal e o estadual assumissem compromisso, assumissem metas, metas de melhorias da qualidade de vida dos ludovicenses, dos maranhenses e das pessoas que habitam nesta cidade”.

Rubens Júnior propôs que a governadora Roseana Sarney assuma como meta reduzir o alto número de homicídios na capital maranhense. E que o prefeito João Castelo assumisse o compromisso de melhorar a qualidade do ensino público em São Luís. “Eu queria que os nossos governantes assumissem uma meta de que iriam tratar o esgoto da nossa cidade, o esgoto não está sendo tratado, está indo para praia, e nada disso foi lembrado apenas a festa, apenas a festa e isso é muito pouco”, observou.