Audiência pública debaterá preservação do Vinhais Velho

icone-whatsapp
Assecom / Bira do Pindaré
10/09/2012 17h56

 

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa por iniciativa do presidente, deputado Bira do Pindaré (PT), realizará uma audiência pública para tratar da preservação do Vinhais Velho, às 15h desta terça-feira (11).

 

O bairro vem foi criado em 20 de outubro de 1612, 42 dias após a fundação de São Luís, localiza-se próximo ao Recanto dos Vinhais, em São Luís. Lá habitam cerca de 600 famílias, num contingente populacional de aproximadamente 3 mil pessoas, em área remanescente de aldeamento indígena.

 

Parte das famílias complementa sua renda com atividades como pesca, extrativismo de caranguejo e coleta de frutas. No Vinhais encontra-se a secular Igreja de São João Batista (com quase 4 séculos de existência), o Cemitério do Vinhais Velho (datado do século XVIII), um porto (construído no Governo Newton Belo, 1961-1966), a Escola Municipal Oliveira Roma, diversas fontes naturais que abastecem a comunidade (além de servir como atrativo turístico) e reservas naturais com mangues, juçarais e ipês entre outras. 

 

A idéia é debater a importância arqueológica e cultural do Vinhais Velho e a iniciativa de transformar o bairro em Patrimônio imaterial do Maranhão. “É objeto de um projeto de lei da nossa iniciativa que vai ser discutido amanhã nesta audiência que propõe transformar o Vinhais Velho em Patrimônio imaterial do Estado do Maranhão”, lembrou Bira do Pindaré.


Banner