Assembleia inaugura exposição em homenagem aos 400 anos de São Luís

Ribamar Santana / Agência Assembleia
10/09/2012 22h55

Assembleia inaugura exposição em homenagem aos 400 anos de São Luís

Em continuidade à programação de comemoração do aniversário de 400 anos de São Luís, a Assembleia Legislativa inaugurou, na tarde desta segunda-feira (10), no hall de entrada, a exposição de pintura denominada “Só brados da cor”, do artista visual Alfredo Araújo. Ele registra em sua obra o paisagismo urbano-histórico-arquitetônico de São Luís, continuando a tradição iniciada e desenvolvida pelos pintores Ambrósio Amorim, Newton Pavão, Pedro Paiva e outros.

Alfredo Araújo, 45, filho do município de Guimarães, que é considerado como um virtuose desse gênero de pintura, hoje, no Maranhão, realiza a maior exposição individual de sua carreira de 25 anos, apresentando 35 telas que reproduzem o casario de São Luís. “Preparei-me quatro anos para dar esse presente a São Luís no seu aniversário de 400 anos. Sou muito grato à Assembleia Legislativa por me dar essa oportunidade”, declarou.

Acompanhado de sua patronesse, Edite Pires Moreira, empresária de São Luís, Alfredo disse que a cidade de São Luís é uma fonte de inspiração permanente para seu trabalho. “São Luís já estimula o nosso trabalho, ela nos convida a retratá-la; é uma fonte de inspiração permanente. Não me sobreponho sobre a cidade. Tenho o prazer de tocá-la”, afirmou.

A patronesse de Alfredo disse que adquiriu um quadro do artista nos anos 90 e ficou encantada com a beleza de sua obra e que depois o procurou para conhecê-lo e oferecer-lhe seu apoio. “Acredito no talento do Alfredo. Ele retrata São Luís em toda sua beleza e esplendor. O desafiei a homenagear os 400 anos de São Luís e ele aceitou o desafio, e está aí a beleza de nossa cidade nas telas desse talentoso artista”, assinalou.

O diretor de Relações Institucionais da Assembleia, Ivan Sarney, acompanhado do diretor-geral, Eraldo Marinelli, e o chefe de Gabinete da Presidência, José Carlos Everton, cortaram a fita de abertura da exposição. Dezenas de servidores da Assembleia e convidados prestigiaram a solenidade.

“Afredo Araújo é um belo talento amadurecido que trabalha com a arte tradicional de perspectiva, cor e sombra. Sua arte reflete o nosso casario, a alma de São Luís, que está em cada um de nós cidadãos ludovicenses. Esta é mais uma atividade do projeto Legisartes, que tem como objetivo mostrar a nossa cultura para o público interno e externo desta Casa. É uma satisfação apresentar mais esse talento à sociedade maranhense”, afirmou Ivan Sarney.