Assembleia participará da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional

Ribamar Santana / Agência Assembleia
12/09/2012 14h32

Uma representação de parlamentares da Assembleia Legislativa deverá participar da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR) a ser realizada em Brasília, no período de 12 a 14 de dezembro. O evento é promovido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, e tem por objetivo elaborar uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A I CNDR deverá se constituir num momento de reflexão, avaliação e aprofundamento das discussões sobre o desenvolvimento regional no país. Essa discussão estará alinhada com as diretrizes de desenvolvimento da nação, assim como com as políticas de desenvolvimento das macrorregiões e dos estados federados.

Os eixos temáticos da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional são os seguintes: Governança; Participação Social e Diálogo Federativo; Financiamento do Desenvolvimento Regional; Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade e Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável.

A Conferência Nacional é um processo organizado em três etapas integradas e seqüenciais: Conferências Estaduais, de 1 a 30 de setembro; Conferências Macrorregionais, de 17 de outubro a 15 de novembro e a Conferência Nacional.

A CNDR aprovará um conjunto de princípios e diretrizes que servirá para a reformulação da PNDR e estabelecerá um processo de priorização em que serão elencados os princípios e as diretrizes fundamentais, as mais importantes, dentre todas as proposições.