Rigo destaca participação de escola de Barra do Corda na Olimpíada de História

icone-whatsapp
Assecom/Rigo Teles
18/09/2012 11h02

Rigo destaca participação de escola de Barra do Corda na Olimpíada de História
Foto original

 

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (18) para destacar que o Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena, uma escola da rede estadual de Barra do Corda,  é umas das escolas brasileiras participantes da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, patrocinada pela Universidade Federal de Campinas (Unicamp).

 

O parlamentar comentou que mais de 50 mil estudantes de 1.029 municípios brasileiros estão inscritos para a quarta edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, que visa, sobretudo, aproximar os alunos a partir do 7º ano do ensino fundamental e do ensino médio dos procedimentos do campo de atuação do historiador.

 

Para Rigo Teles, a participação dos estudantes de Barra na Olimpíada Nacional em História do Brasil demonstra, sobretudo, o resultado positivo do alto índice de investimentos da governadora Roseana Sarney (PMDB) e do prefeito Manoel Mariano de Souza, o “Nenzim”, no setor educacional do município de Barra do Corda.

 

De acordo com o deputado, CE Arlindo Ferreira de Lucena foi um projeto de sua autoria, implantado no município de Barra do Corda em 2005. “É um orgulho ver que hoje a escola está sendo contemplada, a nível nacional, para marcar presença na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Isso nos motiva a investir ainda mais no setor educacional da nossa cidade”, afirmou.   

 

No pronunciamento, Rigo destacou, ainda, que durante o concurso, os alunos do CE Arlindo Ferreira de Lucena serão orientados pelo professor de História, Luiz Carlos Rodrigues da Silva. As gestoras da escola, Libania Carvalho de Sousa e Osmarina Lima Pacheco, entendem que a Olimpíada avaliará os conhecimentos adquiridos na vida escolar dos estudantes e proporcionará uma verdadeira oportunidade de aprendizagem.

 

PROVAS

 

As provas da Olimpíada Nacional em História do Brasil oferecem um compêndio intelectual significativo de documentos históricos, permitindo uma ampla discussão acerca da compreensão dos jovens sobre a História do Brasil de forma ativa e multidisciplinar. A olimpíada terá seis fases.

 

As cinco primeiras, com uma semana de duração cada uma, serão realizadas pela internet. A última etapa, presencial, está marcada para 20 de outubro, no campus da Unicamp, em São Paulo, e será seguida da cerimônia de premiação, com a entrega de 300 medalhas de ouro, prata e bronze, no ginásio da universidade.

 

 Durante as fases realizadas pela internet, as equipes participantes, compostas por três estudantes e um professor orientador, devem analisar documentos e outras fontes primeiras da história - fotos e textos - para resolver questões de múltipla escolha. A metodologia permite aos estudantes e professores trabalhar como historiadores. A fase final é constituída de questão dissertativa.

 


Banner