Bira do Pindaré volta a denunciar cotas do governo na emissão do RG

icone-whatsapp
Assecom / Bira do Pindaré
18/09/2012 15h53

 

A gratuidade da Carteira de Identidade voltou a ser tema de debate na Assembleia Legislativa. O deputado Bira do Pindaré (PT) relatou uma denuncia recebida em seu gabinete acerca da limitação e cotas para emissão do RG.

 

Em Caxias há um limite de emissão da primeira via do RG para 30 carteiras por dia. O parlamentar afirmou que muitas pessoas estão procurando a emissão do seu documento, mas não estão conseguindo em razão desta limitação de cota diária.

 

A preocupação de Bira justifica-se pela proximidade do dia das eleições (domingo 7/10). “É preciso que o governo faça alguma coisa urgentemente inclusive para assegurar o direito da nossa população de exercer o voto, de participar dessa eleição, do sufrágio universal que todos nós aqui contemplamos e nos beneficiamos dele”, cobrou.

 

O cidadão que chegar ao posto de emissão de carteira de identidade no Viva Cidadão de Caxias terá a informação só serão emitidas 30 carteiras por dia, mas a segunda via que custa R$ 22,50 não tem limite de emissão.

 

A Carteira de Trabalho que também é gratuita não está disponível para emissão em Caxias. Ela também poderia ser apresentada pelo eleitor no dia do pleito. “É preciso que o governo tome providências urgentes para evitar uma exclusão absurda e injusta de grande parte da nossa população de não participar do pleito eleitoral pelo simples fato de não ter o documento básico de identificação, que é a carteira de identidade”, protestou o deputado.

 


Banner