César Pires elogia sistema de videomonitoramento instalado em São Luís

Agência Assembleia
18/09/2012 15h56

César Pires elogia sistema de videomonitoramento instalado em São Luís

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires (DEM), destacou, na manhã desta terça-feira (18), a importância do sistema de videomonitoramento instalado pelo Governo do Estado na região metropolitana de São Luís.

Ele frisou que, em fase inicial, foram instaladas, em diversos pontos de São Luis, 100 câmeras móveis de última geração que registram tudo, em tempo real, durante 24 horas. Foram investidos nesta primeira fase, recursos na ordem de R$ 19 milhões. A meta do governo é instalar 300 câmeras até 2013.

“Quero frisar que tão grande é esse sistema que não se esgota simplesmente em relação às câmeras colocadas. Esse sistema é o sistema que servirá como referência para os estados que vão sediar as chaves da Copa do Mundo, aqui no Brasil. Esse sistema, e o próprio sistema de licitação feito em nível de pregão foi agora pedido pelo governo de Pernambuco para que possa fazer a adesão dos custos e da forma que foi implantado, aqui no Maranhão”, destacou César Pires.

Ele acrescentou que, diferentemente do sistema instalado em Santa Catarina, à época ainda no sistema analógico, o sistema implantado no Maranhão é um sistema em HDTV que vai ter uma dimensão de capitação de imagem até de 1 km, imagem pura e imagem inteligente.

César Pires explicou que se trata de um sistema inteligente porque passa a ser interativo, permitindo uma conexão direta com o Centro de Comando e Controle do Videomonitoramento da Região Metropolitana de São Luís, instalado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), no prédio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que foi totalmente reformado e reestruturado para receber o novo sistema.

O mais importante, segundo o deputado, é que este novo sistema abrange todas as redes e todos os postos de segurança, permitindo uma celeridade, uma resposta mais urgente em relação aos efeitos do sistema de segurança.

“É um método nunca utilizado no Brasil. Foi feito com aproximadamente 63 km de fibra óptica para que possa carregar esse sistema de imagem e som com nitidez. Portanto, é um dos melhores sistemas que o Brasil hoje coloca a serviço da sociedade, diferentemente das premissas levantadas aqui nesta casa ou da suspeição levantada quando se tenta fazer comparações com câmeras analógicas instaladas há três anos, em Santa Catarina”, frisou César Pires.

Ele lembrou que, nesse processo licitatório, também foi incluída a recuperação total do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), situado na Avenida dos Franceses.

César Pires enfatizou que o Maranhão, com esse sistema, dá um passo à frente do Brasil em relação às tecnologias mais modernas, que servirão de modelo para a próxima Copa do Mundo, e com um processo licitatório que é tão bom que chamou a atenção do governo de Pernambuco que, por expediente, manifestou-se requerendo a adesão de preços.

“Isso demonstra, de forma clara e inequívoca, que, além de ser bom, o sistema para ser copiado pela Copa do Mundo pelas exigências da Fifa, pelas exigências do sistema de segurança que a Fifa requer, também no lado da seriedade do processo de apuração licitatório que serve de modelo a um governo sério que também é muito bom, que é o governo de Pernambuco”, ressaltou César Pires.