AL concederá título de cidadão ao defensor público Nelson Nery

Ribamar Santana / Agência Assembleia
19/09/2012 14h36

AL concederá título de cidadão ao defensor público Nelson Nery

A Assembleia Legislativa vai conceder em Sessão Solene, a ser realizada nesta quinta-feira (19), o título de cidadão maranhense ao Defensor Público, Nelson Nery da Costa, natural da cidade de Teresina, Piauí. O autor da proposição é o deputado Edson Araújo (PSL).

Nelson Nery é neto da maranhense, Janira da Costa Nery, nascida em Porto Franco, e genro de Sebastião Beethoven de Brandão, de Colinas. Elaborou, em 1990, o anteprojeto da Lei Orgânica do município de Arame, no Maranhão. Tem aplicado seus conhecimentos técnicos e científicos na área tributária e previdenciária em alguns municípios do interior como, por exemplo, Timon, Imperatriz e São Luís.

Atualmente, Nery presta consultoria ao governo do Estado na área de Compensação Previdenciária (COMPREV) junto ao Tesouro Nacional, pela secretaria de Planejamento e Administração do Maranhão.

Nelson Nery formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Rio de Janeiro, em 1982, e concluiu o mestrado pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiroe, em 1986, na área de Direito Constitucional e Teoria do Estado. Conseguiu o grau de Doutor em Direito, pela Universidade Lusíada de Lisboa, em Portugal, em 2008.

Nelson Neri foi professor de Direito Tributário da Universidade Estadual do Piauí e de Ciência Política na Universidade Federal piauiense. Foi conselheiro e presidente da seccional da OAB e da Caixa de Assistência Social dos Advogados do Piauí. É Defensor Público desde 1986, quando ingressou por concurso público, na Comarca de Terceira Entrância de União, no Piauí. Foi presidente da Associação dos Defensores Públicos do estado do Piauí, de 199º a 1991, e depois diretor-tesoureiro da Associação Nacional dos Defensores Públicos.

“Teoria e Realidade da Desobediência Civil”, “Processo Administrativo e Suas Espécies”, Direito Municipal Brasileiro”, “Ciência Política” e  “Constituição Federal Anotada e Explicada” são algumas de suas muitas obras publicadas.