Stênio Rezende alerta para surto de meningite na região Sul do Maranhão

Ribamar Santana/Agência ALEMA
19/09/2012 17h39

Stênio Rezende alerta para surto de meningite na região Sul do Maranhão

O deputado Stênio Rezende (PMDB) em pronunciamento da tribuna da Assembleia, nesta quarta-feira (19), fez um alerta para o surto de meningite que está acontecendo no Sul do Estado do Maranhão. “Neste momento, assusta e preocupa todo cidadão maranhense e, em especial, a região Sul o surto de meningite que vem acontecendo no Maranhão. Já foram diagnosticados quase 50 casos nas cidades de Sambaíba, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras e Feira Nova”, afirmou.

Segundo o deputado, o caso mais recente diagnosticado foi em Balsas, numa estudante, e dentre os 50 casos confirmados já há registro de óbitos. “Técnicos do Ministério e da secretaria de Saúde do Estado, inclusive o secretário Ricardo Murad, estiveram na região e deixaram vacinas para quatro cidades”, revelou.

Stênio Rezende chamou a atenção para a peculiaridade da região Sul, que tem a cidade de Balsas como pólo e para onde converge o deslocamento da população dos 15 municípios que integram aquela região. “Eu chamo a atenção para a cidade de Balsas que não foi incluída na vacinação. Acho que esse foco de meningite é muito sério e as autoridades de saúde do Ministério e da secretaria de Saúde têm que voltar uma atenção especial para Balsas”, alertou.

“Todos os acometidos por esta patologia vão para Balsas em busca de tratamento e é a estrutura de Saúde desse município que deve prestar atendimento, uma vez que o Estado ainda não tem hospital em Balsas, está em construção. Balsas colocou os hotéis do município à disposição. O prefeito colocou uma semi-UTI à disposição, mas é pouco”, esclareceu.

De acordo com Stênio Rezende, o prefeito de Balsas foi obrigado, ontem, a baixar um decreto suspendendo as aulas do município por uma semana. “O medo em que está a população de Balsas e da região é tão grande que já tem município suspendendo até comício porque não estão aceitando aglutinação de uma grande multidão. As aulas das escolas estaduais também foram suspensas por uma semana”, assinalou.

O deputado, por fim, chamou a atenção dos técnicos de Saúde, do secretário municipal de Saúde e da Assembleia, no sentido de que envidem esforços para a efetivação de uma cobertura vacinal contra a meningite na cidade de Balsas.