Roberto Costa diz que projeto de videomonitoramento é inovador

icone-whatsapp
Assecom / Roberto Costa
19/09/2012 19h07

Roberto Costa diz que projeto de videomonitoramento é inovador
Foto original

 

Durante a sessão da última quarta-feira (19), o deputado Roberto Costa (PMDB) saiu em defesa do novo sistema de videomonitoramento que será instalado em São Luís e destacou o trabalho desenvolvido pela governadora Roseana e pelo Secretário de Segurança, Aluísio Mendes. O parlamentar lembrou que a questão da segurança pública é uma problemática de abrangência nacional.

 

 “Hoje, nós temos um problema nacional, que é o de Segurança Pública. Hoje nós estamos acompanhando a Governadora Roseana e o secretário Aluísio promovendo melhorias nessa área no nosso estado, primeiro anunciando concurso público para 2 mil servidores para a Polícia Militar e 300 para a Secretaria de Segurança, para o cargo de agente. E agora com os investimentos para a implantação do sistema de videomonitoramento, que em termos de tecnologia é bastante inovador e pioneiro no Brasil. Então, podemos notar uma movimentação de investimentos maciços para melhorar a segurança pública em nosso Estado”, disse Roberto Costa.

 

O deputado Roberto Costa afirmou que o cálculo feito pelo deputado Bira do Pindaré está equivocado a respeito do sistema, pois não se trata apenas de dividir o valor total do projeto pelo número de câmeras. “O sistema que o deputado Bira fala é um sistema analógico, mas o sistema que o Maranhão está usando é um sistema inovador, que utiliza a tecnologia HDTV, que não foi implantado em lugar nenhum do país. Nós temos que entender que quando você fala do valor das câmeras, você não pode pegar o número de câmeras que vão ser instaladas e dividir pelo valor do projeto para chegar ao valor de cada câmera”, afirmou Costa.

 

Roberto Costa explicou que para se fazer o cálculo é preciso levar em consideração também outros fatores importantes. “Nós temos que lembrar que São Luís não possui a infraestrutura necessária para a instalação das câmeras. Quase ninguém tem conhecimento, mas foi necessário implantar 63 km de fibra ótica e esse custo está dentro do orçamento do projeto. Temos que levar em consideração, também, que todo o CIOPS, que é sistema de controle, foi reestruturado, toda a parte toda de informática, com novos programas, para se adaptar a esse novo projeto e ainda foi feita a construção do Centro de Monitoramento”,  explicou o parlamentar.

 

O deputado afirmou que em todas as suas ações o Governo do Estado tem sido responsável e tem atuado de forma transparente. “Eu quero dizer que não sou contra o encaminhamento do pedido das informações, agora eu acho que é necessário esperar para ver o sistema dando certo. Eu acho que todos os deputados aqui têm um compromisso com a cidade de São Luís e com o Estado do Maranhão, então proponho que a gente faça uma Comissão para visitar, conversar e tirar as dúvidas com o próprio secretário de Segurança, que é um homem aberto, transparente e que deixa essa porta aberta para prestar todas as informações necessárias, inclusive pessoalmente”, finalizou o deputado.


Banner