Integrantes do projeto Parlamento Jovem Brasileiro visitam a Assembleia

Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
20/09/2012 14h18

A convite do deputado estadual César Pires (DEM), dois dos três estudantes maranhenses que participam do projeto Parlamento Jovem Brasileiro estiveram nesta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa. Eles puderam conhecer com maior riqueza de detalhes a forma como a Casa funciona.

Acompanhados de funcionários do Parlamento Estadual e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Wesley Fran e Claudilene, ambos de 17 anos, estiveram em vários setores da Assembleia, conversaram com parlamentares e acharam a experiência extremamente proveitosa. “É muito interessante como a Democracia funciona e é importante que todo cidadão saiba como o parlamento funciona, porque aqui são discutidos assuntos do interesse de todos”, disse Wesley, estudante do Centro de Ensino Médio São Cristóvão.

Os dois souberam do projeto em suas próprias escolas. Interessados em participar da experiência, buscaram maiores informações e criaram propostas que podem se transformar em lei e adotadas em todo o país. “Meu projeto é sobre segurança pública, principalmente nas escolas, para que de alguma forma diminuam os casos registrados”, acrescentou Wesley.

A proposição de Claudilene pretende que sejam realizados testes vocacionais nas escolas, para que os alunos possam escolher da melhor forma uma profissão. “Nessa faixa etária é importante tirar dúvidas sobre que profissão exercer, afinal é uma escolha que vai influir bastante no futuro de cada um”, argumentou.

Além deles, Aline Vasconcelos dos Anjos, da cidade de Caxias, é a outra estudante que participa do projeto. Ela criou um projeto de lei estabelecendo regras para o ensino de regime semi-integral. Ela deve chegar a São Luís nos próximos dias.

CONGRESSO

O Parlamento Jovem Brasileiro é instalado anualmente na Câmara dos Deputados, com o objetivo de possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A nona edição do programa será realizada no período de 24 a 28/09/2012 na Câmara dos Deputados, Brasília- DF.

Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas, em conjunto com a ficha de inscrição e documentação requerida, e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares.