Bira do Pindaré lembra Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu

Assecom / Bira do Pindaré
24/09/2012 18h38

Bira do Pindaré lembra Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu

Nesta segunda-feira (24) é comemorado o Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu. O Projeto de Lei Nº 102/2011, de autoria do deputado Bira do Pindaré (PT), instituiu o dia das trabalhadoras, que depois foi sancionado pelo governo gstadual em 30 de agosto 2011.

A data de 24 de setembro é a mesma em que as mulheres realizaram o I Encontro de Quebradeiras de Coco no Estado do Maranhão. Ao lembrar a trajetória de criação do projeto até a aprovação, o petista pontuou que o PL foi uma demanda tirada como encaminhamento da audiência pública sobre a preservação dos babaçuais.

“As quebradeiras de coco babaçu têm uma enorme representatividade social, cultural e histórica no Maranhão. Só aqui no estado mais de 300 mulheres vivem desta atividade. As condições de trabalho, ainda, são bastante precárias e a Palmeira de babaçu é um símbolo da resistência da flora e da cultura maranhense”, destacou Bira.

BILHETAGEM ELETRÔNICA

A venda de passagens de ônibus na cidade de São Luís está suspensa. A empresa responsável pela recarga eletrônica parou suas atividades devido a uma divida de nove meses da prefeitura com a operadora.

“Reafirmo que sou a favor da construção do VLT, acredito que seja uma obra importante para a mobilidade urbana em São Luís. Fica difícil acreditar nestas propostas da prefeitura de VLT e bilhete único se nem a bilhetagem eletrônica eles conseguem botar para funcionar”, criticou Bira.