Rigo Teles cobra punição de culpados por mortes em Barra do Corda

Assecom / Rigo Teles
24/09/2012 18h40

Rigo Teles cobra punição de culpados por mortes em Barra do Corda

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (24), para cobrar da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) rigor e pressa na elucidação dos assassinatos do vereador e candidato a reeleição Aldo Andrade (PSDC) e do borracheiro identificado como Almir, ocorridos no sábado (22), na cidade Barra do Corda.

O parlamentar informou que pediu, pessoalmente, ao secretário estadual de Segurança, Aluisio Mendes, providências para elucidar o crime, colocar os culpados na cadeia e mais segurança para Barra do Corda. Rigo destacou que hoje (segunda-feira, 24) a comunidade realizou uma Caminhada pela Paz pelas ruas de Barra do Corda.

Para Rigo, pelas primeiras investigações desenvolvidas pela policia, o vereador pode ter sido vítima de um covarde crime de encomenda. Na avaliação do deputado, o borracheiro Almir também foi morto porque deve ter reconhecido os dois pistoleiros, que ocupavam a motocicleta usada para praticar os crimes.

“Acredito que a polícia deve trabalhar na elucidação dos crimes, principalmente, com o depoimento e o testemunho do irmão do vereador Aldo Andrade, Ednaldo Andrade. Segundo pessoas que se encontravam no local do crime, Ednaldo teria disparado um tiro contra aos pistoleiros que mataram seu irmão e o borracheiro e fugiram na motocicleta”, comentou.

De acordo com Rigo, os crimes contra Aldo Andrade e contra o borracheiro Almir chegaram ao seu conhecimento por volta das 23h de sábado, quando ele chegou em casa, vindo de um comício do candidato a prefeito Carlito Santos (P T do B). “Aldo era vereador, deputado e senador no município de Barra do Corda, onde atuava na política e no ramo empresarial”, afirmou.

Durante o pronunciamento, Rigo lamentou que alguns veículos de comunicação insinuaram a participação de membros de sua família nos assassinatos do vereador e do borracheiro. “Não temos motivos para cometer assassinatos. Aldo Andrade era meu amigo pessoal, foi meu correligionário político e, inclusive, me ajudou a chegar na Assembleia Legislativa. Nas eleições de 2010, Aldo foi candidato a deputado estadual”, afirmou.

Diante da gravidade do fato, o deputado Rigo Teles pediu que a Mesa Diretora da Assembleia requisite ajuda da Força Nacional, o Exército e a Polícia Federal, para garantir a segurança da população de Barra do Corda nas eleições. “Todos merecem paz, inclusive os membros das minha família, que quase todos  moram e trabalham no município de Barra do Corda”, disse.

HILUX ROUBADA

No final do pronunciamento, Rigo informou que o delegado Perdigão, da Polícia Civil, lotado na Delegacia Regional de Grajaú e candidato a vereador em Barra do Corda, está usando uma caminhonete Hilux roubada no Estado do Pará em sua campanha política.

Segundo Rigo Teles (PV), a denúncia encontra-se na mesa do Secretário de Estado de Segurança, Aluisio Mendes e do comandante geral da PMMA, Coronel Franklin Pacheco – e é fundamentada no Boletim de Ocorrência número 146131, registrado no Cadastro Nacional de Veículo Roubados.

Segundo ele, consta no boletim de ocorrência – que pode ser consultado na rede Infoseg ou qualquer órgão de trânsito do Brasil – que a Hilux, cor de prata, de placas JWA-3691, de propriedade do senhor Roberto Lima de Andrade, foi roubada em Paraoupebas, no Estado do Pará, no dia 10 de agosto de 2010.

De acordo com o deputado, o boletim de ocorrência, o chassi da Hilux é 8AJFZ29G1A6095600. O Renavam é 191377015. O veículo estava segurado na Brasil Seguros, vinculada do Banco do Brasil, que já ressarciu o prejuízo ao proprietário, e passou a ser a nova proprietária da Hilux.