Projeto de lei cria unidade para supervisionar sistema carcerário

icone-whatsapp
Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
26/09/2012 13h58

Projeto de lei cria unidade para supervisionar sistema carcerário
Foto original

 

Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que cria, na estrutura do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), a unidade responsável pelo monitoramento, acompanhamento, aperfeiçoamento e fiscalização do sistema carcerário. A proposta foi publicada na edição desta quarta-feira (26) do Diário da Casa.

 

Pelo texto, a unidade será coordenada por um desembargador e terá inúmeras atribuições, como monitorar e fiscalizar o cumprimento da legislação penal; fomentar medidas de reinserção social dos egressos do sistema carcerário; patrocinar iniciativas direcionadas à melhoria do sistema carcerário; estimular e apoiar o trabalho da Corregedoria, entre outros.

 

Para tanto, a unidade poderá estabelecer vínculos de cooperação e intercâmbio, sejam elas com entidades públicas ou privadas, com a finalidade de aperfeiçoar a execução penal no Estado.

 

O projeto também prevê a criação de um comitê paritário com seis membros voluntários, sendo três da sociedade civil organizada e três do poder público, com a incumbência de realizar visitas nos locais de privação de liberdade, com a finalidade de produzir relatórios bimestralmente, noticiando eventuais violações à integridade física e moral dos encarcerados.

 

O projeto pode receber emendas e estará pronto para ir à votação a partir da próxima semana.


Banner