AL marca palestra de secretário sobre o Projeto Diques Maranhenses

icone-whatsapp
Waldemar Terr / Agência Assembleia
01/10/2012 18h55

AL marca palestra de secretário sobre o Projeto Diques Maranhenses
Foto original

 

A Mesa Diretora da Asssembleia Legislativa aprovou, na sessão desta segunda-feira (1º), requerimento de autoria do deputado Jota Pinto (sem partido), que marca, para o dia 17 deste mês, palestra do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, sobre o andamento do Projeto Diques Maranhenses. A palestra será dentro do Grande Expediente da sessão daquele dia e vai servir, de acordo com o autor da proposta, para que os deputados tomem conhecimento das novidades em relação ao projeto, no qual o Governo Federal anunciou a intenção de investir cerca de R$ 100 milhões.

 

No primeiro semestre, o titular Sagrima já esteve na Assembleia para tratar do Projeto Diques da Baixada e Barragem de Cajari, atendendo a convite da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Maranhense, presidida pelo deputado Jota Pinto. Cláudio Azevedo é responsável por articular a viabilização do projeto, que prevê inicialmente a construção de cerca de 50 quilômetros de diques, que vão de Viana a Cajapió e que terão a função de conter por mais tempo a água doce e barrar a água salgada e o consequente avanço do mangue.

 

De acordo com o secretário, o projeto básico da Barragem de Cajari está orçado em R$ 40 milhões e a construção da barragem no Rio Maracu vai impedir a salinização dos lagos de Viana e Penalva e regularizar o nível de água na estação seca. Explicou, na época, que a medida aumentará a disponibilidade hídrica, favorecendo as populações que criam bois e búfalos no perímetro dos lagos e também aumentará as atividades de agricultura tradicional, arroz irrigado, além de proporcionar maior disponibilidade de água para consumo humano.


Banner