Hélio Soares denuncia danos ambientais causados pela Vale no MA

icone-whatsapp
Assecom/Gab.Dep.Hélio Soares
02/10/2012 10h10

Hélio Soares denuncia danos ambientais causados pela Vale no MA
Foto original

 
O deputado Hélio Soares (PP), ao fazer uso da tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta segunda-feira (1), disse que a Companhia Vale do Rio Doce vem causando sérios danos ambientais no Maranhão. Ele destacou a submersão de mais uma plataforma da companhia no Estado e o alto índice de poluição na região tocantina, em decorrência dos cerca de 300 fornos existentes na área.
 
 
“Eles ainda têm o cinismo - como se todos fossem cegos - de dizer que não causa nada ao meio ambiente. Os estragos são incalculáveis”, disse o parlamentar.  
 
 
Ele afirmou que a população dos municípios de Pequiá, Açailândia, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca, localizados na região tocantina, passa por sérios problemas de saúde  devido ao alto índice de poluição em decorrência fornos existentes naquelas localidades. Hélio destacou ainda a plantação de eucalipto – pertencente à Vale – na região de São Pedro da Água Branca -, que, segundo ele, é uma planta altamente destruidora.
 
 
“Ainda vem a Vale falar em  preservação do meio ambiente,  como se já não bastasse o eucalipto que suga a água, que já é pouca e escassa naquela região, acaba com a fauna e a flora. É uma planta devastadora que só serve mesmo a título de industrialização,  quando nós, em pleno século XXI, pregamos a preservação do meio ambiente”, disse Hélio Soares, destacando que esse assunto será tratado novamente no plenário após as eleições municipais.

 

Hélio Soares lembrou ainda que a Vale está se preparando para comprar o Porto do Itaqui, que é o pulmão econômico do Maranhão, em vias de ser privatizado. “Eu espero e tenho certeza que a nossa governadora não vai aceitar essa negociação”.


Banner