Hélio Soares defende monitoramento de fornos de carvão da Vale

05/10/2012 09h43

Hélio Soares defende monitoramento de fornos de carvão da Vale

O deputado Hélio Soares (PP), apresentou indicação requerendo á Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que encaminhe ofício ao secretário de estado de Meio Ambiente, Vitor Mendes, solicitando providências no sentido de determinar o monitoramento permanente de fornos de carvão na região da Vale, no município de São Pedro da Água Branca.

Ele afirmou que a queima de carvão feita de forma desregrada causa danos irreversíveis ao meio ambiente. São mais de 300 fornos causando problemas ambientais decorrentes do processo de mineração do carvão que vão desde a contaminação hídrica,atmosférica, do solo, subsolo e da paisagem.

A proposta de Hélio Soares visa chamar a atenção da Sema, no sentido de promover um padrão de desenvolvimento que concilie mecanismos de proteção ao meio ambiente de forma harmônica com o setor produtivo da economia, entretanto, com um permanente monitoramento sobre as áreas degradadas.

O parlamentar também que é preciso que a sociedade tome atitudes rigorosas em relação às atividades humanas que provocam degradação ao meio ambiente, que reflete em enormes danos para a natureza e para o próprio homem.