Secretário explica o sistema de monitoramento com câmeras a deputados

Marcelo Vieira / Agência Assembleia
10/10/2012 21h32

Secretário explica o sistema de monitoramento com câmeras a deputados

O secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Mendes, atendeu a solicitação dos deputados César Pires(DEM) e Bira do Pindaré (PT) e recebeu, na tarde desta quarta-feir (10), no prédio do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), um grupo de parlamentares, entre eles o presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), para dar maiores informações sobre o sistema de videomonitoramento instalado recentemente na capital.

O deputado Bira do Pindaré já havia entrado com requerimento solicitando informações sobre o sistema, como por exemplo, valor do investimento, que foi de R$ 19 milhões, e os critérios usados para colocação das câmeras de monitoramento, uma vez que, segundo ele, existiam avenidas com grande índice de ocorrências que não foram cobertas pelo sistema. Ele citou a Avenida Getúlio Vargas como uma delas.

O secretário Aluisio Mendes fez uma breve explanação com todas as informações solicitadas e respondeu algumas perguntas dos deputados. Ele explicou que o projeto é o mais moderno do país e passou dois anos em fase de estudos.

Da fase de estudos para a implantação, foram penas 52 dias. Em outros estados, como em Fortaleza, foram dez meses só a implantação do projeto e conta apenas com 86 câmaras.

INVESTIMENTO

Sobre o valor do investimento, Aluísio informou que foram analisadas todas as propostas e diferentes tecnologias das mais diversas empresas. No final, apenas quatro se habilitaram e apenas duas concorreram na modalidade pregão presencial, que dificulta a participação de empresas não capacitadas. Também está no projeto a manutenção de todo o sistema.

Durante sua apresentação, o secretário explicou os motivos para escolher a tecnologia utilizada no sistema. Segundo ele, foi levado em conta o custo beneficio, melhor tecnologia, melhor imagem, maior leque de serviço e custo mais baixo por maior tempo. Até agosto, todo sistema estará totalmente pago, enquanto nas outras tecnologias o Estado teria que manter o custo por todo o tempo de utilização do sistema.

O sistema é composto de 100 câmeras, que vão registrar a movimentação nas principais avenidas, durante 24 horas. As imagens serão monitoradas por uma equipe de 65 operadores, formada por homens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A qualquer sinal de atitude ou situação suspeita, as equipes deslocarão viatura ao local.

QUESTIONAMENTOS

Somente para o sistema de videomonitoramento com 100 câmeras espalhadas pela cidade, o investimento foi de pouco mais de 5 milhões de reais.  O sistema é o mesmo que será usado na Copa do Mundo de 2014, com alcance de até 1km com total nitidez, com capacidade de captar imagens de uma placa de carro numa distancia de 500 metros.

Respondendo o questionamento do deputado Bira sobre os critérios para instalação das câmeras, Aluísio respondeu que são os mesmos usados em todo o mundo, as prioridades são as áreas de turismo, bancos, pontos de comércio e as grandes avenidas.

Ele informou ainda que na 2º etapa do projeto serão instaladas mais 200 câmeras, onde os bairros com maiores ocorrências já irão contar com o sistema. Aluísio também informou que já existe um projeto de videomonitoramento devidamente orçado para Imperatriz, com 50 câmeras.

Os deputados saíram com uma boa impressão da apresentação feita pelo secretário Aluísio Mendes. Os parlamentares reconheceram a qualidade e a importância do sistema e acreditam que foi um grande passo da Segurança Pública do Estado no combate à criminalidade. Todos também afirmaram que outras ações são necessárias para a redução da violência na capital e no interior.