Videomonitoramento: Marcelo Tavares elogia postura de Aluisio Mendes

icone-whatsapp
Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
11/10/2012 13h27

Videomonitoramento: Marcelo Tavares elogia postura de Aluisio Mendes
Foto original

 

Líder do bloco oposição, o deputado Marcelo Tavares (PSB) utilizou seu tempo na tribuna, nessa quinta-feira (11), para elogiar o comportamento do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, que no dia anterior recebeu uma comissão de parlamentares para tirar dúvidas sobre o sistema de monitoramento por câmeras recentemente instalado em alguns pontos da capital maranhense.

 

Segundo Tavares, todos os demais gestores estaduais deveriam ter o mesmo comportamento de Mendes em relação aos pedidos de explicações feitos pelos membros da Assembleia Legislativa.

 

“O que eu quero ressaltar de fato aqui é uma coisa deveria ser regra e é exceção, deveria ser regra e aqui no Governo do Estado é exceção. O deputado de oposição, deputado Bira (PT) com muita competência fez aquilo que é a sua função, mostrou preocupações e questionamentos a respeito do sistema de videomonitoramento, principalmente o seu valor de contratação e os critérios de escolhas de distribuição dessas câmeras. E o secretário Aluisio, abriu a Secretária e mostrou o sistema, não tirou pedaço de ninguém. O secretário foi lá e mostrou questionado pelo deputado Bira, ele respondeu as perguntas feitas”, afirmou o líder.

 

Marcelo reiterou que esta não é a primeira vez que o Aluísio Mendes age da mesma forma, tentando sempre dar explicações à Casa sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

 

O sistema de videomonitoramento será implantado em etapas, em vários pontos de São Luís. Nesta primeira fase foram instaladas 100 câmeras e a meta da SSP é instalar 300 câmeras até julho de 2013. Foram investidos recursos na ordem de R$ 19 milhões para implantação de todo o sistema, que vai desde a construção de um cinturão digital com 66 quilômetros de fibra óptica, a instalação das câmeras de alta definição, implantação da comunicação bidirecional de acesso direto do cidadão com a Central, até implantação de sistema de alta voz para emissão de avisos sonoros, como alarmes e sirene.

 

Concurso - No entanto, apesar de elogiar o comportamento do secretário e o sistema de monitoramento por vídeos, Marcelo Tavares reafirmou a necessidade da realização de concurso público. Segundo o parlamentar, o Maranhão possui um dos menores efetivos do país em relação ao número de habitantes.

 

“A governadora Roseana é a responsável por isso e só agora decidiu fazer um concurso público. Palmas para o concurso público serão duas mil e tantas vagas para o sistema de segurança. No final do governo dela para deixar a conta para outro pagar, devia ter feito no primeiro ano de sua administração, quando disse aqui da tribuna e quando a tomou posse, com a cassação do governador Jackson Lago que os maranhenses poderiam voltar a sentar as portas de suas casas, que o sistema de segurança iria melhorar”, criticou.

 

Mesmo com as críticas, Tavares informou que se comprometeu com o secretário a encaminhar emendas para o orçamento estadual de 2013 diretamente para melhorias do sistema de segurança pública.


Banner