Francisca Primo destaca a programação do Dia Mundial da Alimentação

Waldemar Ter / Agência Assembleia
15/10/2012 18h06

Francisca Primo destaca a programação do Dia Mundial da Alimentação

Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (15), a deputada Francisca Primo (PT) chamou a atenção para a passagem do Dia Mundial da Alimentação, nesta terça-feira (16), data criada pela FAO, organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação. Disse que o dia trata-se de um chamamento aos países para adoção de programas e ações voltadas para eliminar a fome no mundo e assegurar a segurança alimentar dos povos.

Segundo a deputada, em 2012, o tema escolhido pela FAO para o Dia Mundial da Alimentação é Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo, ecom isso a ONU quer desencadear uma reflexão sobre o quadro atual da ação das cooperativas agrícolas na garantia da segurança alimentar e na redução da pobreza. Em vários estados, contou Francisca Primo, comemora-se a Semana da Alimentação de 09 a 16 de outubro, com abrangente programa desenvolvido por várias entidades e sempre com foco na segurança alimentar e nutricional sustentável.

De acordo com a parlamentar petista, no Maranhão este evento já acontece organizado por várias entidades, há mais de seis anos, e tem o mesmo objetivo de mobilizar a sociedade maranhense para a importância da alimentação adequada e nutricional; e combater a fome, provocando a geração de renda e valorizando o crescimento da agricultura. “Neste ano de 2012, o governo do Estado do Maranhão, através da Sedes, a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional e vários parceiros darão início a uma grande programação, que se iniciou, hoje (15), e se conclui na segunda semana de novembro, que tem como tema reflexão a nível estadual: Agricultura Familiar alimenta o Maranhão?”, afirmou.

A parlamentar informou que instituições como Serviço Social da Indústria (Sesi), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA); o Mesa Brasil; o Serviço Social do Comércio (SESC); a Faculdade São Luís; o Centro de Ensino Santa Teresinha (Cest); o Centro de Ensino do Maranhão (Uniceuma); a Pastoral da Criança; o Conselho Estadual de Segurança Alimentar; e a Frente Parlamentar são os parceiros que estarão contribuindo para celebração, no Maranhão, da Semana Mundial da Fome. A programação começou com a inauguração de duas turmas de EAN - Educação Alimentar e Nutricional, no restaurante popular da Cidade Olímpica, que já está funcionando há mais de 60 dias.

“O público serão as próprias famílias usuárias do restaurante que serve quase mil refeições/dia. Terça-feira (16) terá um seminário de abertura da Semana Mundial da Alimentação, no plenarinho da Assembleia Legislativa; dia 17, visita nas escolas Governador Matos Carvalho, no Bom Milagre, e Rubens Almeida, no Coroadinho; dia 18, a gincana na escola São Francisco de Assis e no Distrito Industrial; dia 19, avaliação nutricional nos terminais da integração da Cohama e Praia Grande; e no dia 19 um almoço no restaurante popular da Cidade Olímpica, todos com a participação do secretário Fernando Fialho, que é o secretário da Sedes, e da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional”, relatou a deputada, que preside a comissão.