Deputados destacam missão dos educadores no Dia do Professor

Agência Assembleia
15/10/2012 19h19

Deputados destacam missão dos educadores no Dia do Professor

Os deputados Eduardo Braide (PMN), Bira do Pindaré (PT), Edilázio Júnior (PV), Francisca Primo (PT), Zé Carlos (PT), Rigo Teles (PV) e Magno Bacelar (PV) ocuparam a tribuna, na tarde desta segunda-feira (15), para render homenagens aos educadores maranhenses, em razão das comemorações alusivas ao Dia do Professor.

Ao prestar homenagem aos educadores, o deputado Eduardo Braide frisou que a Assembleia Legislativa tem um papel fundamental na consolidação institucional, principalmente no que diz respeito aos benefícios e à situação funcional dos professores. Ele frisou que o Parlamento maranhense aguarda a chegada da mensagem com o Estatuto do Educador, que deverá ser encaminhado pelo Poder Executivo.

“Vamos aguardar para que esta Casa possa debater, discutir e acima de tudo valorizar os pontos após ouvir essa categoria tão importante na vida de cada um de nós, para que daqui dessa Assembleia, através das leis, daquelas emendas, das alterações que possam ser feitas na legislação que diz respeito aos professores, venham sair realmente os direitos que passem das formalidades dos papeis e entrem para a realidade das vidas de cada professor e de cada professora”.

O deputado Zé Carlos afirmou que os professores “merecem a nossa reverência, que, através do trabalho valoroso do professor e da professora, nossos jovens sejam capazes, cada mais, de serem estimulados, de se tornarem pessoas de bem, cidadão plenos, pois apenas assim teremos, de fato, um país melhor para todos”.

Da mesma forma que o petista Zé Carlos, o deputado Bira do Pindaré, também na condição de representante do Partido dos Trabalhadores (PT), rendeu homenagens aos professores, porém com uma ressalva: “Eu acredito que a melhor forma de homenagear esta categoria, a melhor maneira desta Casa homenagear essa categoria é votando o Estatuto do Educador. E até hoje o governo do Maranhão não encaminhou, não apresentou a sua proposta e a categoria de professores e professoras do Maranhão espera com muita apreensão o dia em que esse debate será instaurado aqui na Assembleia do Maranhão”, afirmou Bira do Pindaré.

Os deputados Magno Bacelar, Francisca Primo e Edilázio Júnior também foram à tribuna, para prestar homenagem aos professores. Edilázio Júnior fez um discurso mais extenso, lembrando que já está em vigência a Lei nº 9.683/2012, publicada no Diário da Assembleia Legislativa, no dia 28 de agosto deste ano. Esta Lei institui a meia-entrada para os professores.

“Esta lei foi de nossa autoria, mas contou com o apoio de todos os colegas desta Casa, porque se não tivesse tido esse apoio, ela hoje não seria uma realidade. Quero também aqui agradecer à nossa governadora Roseana, pela sanção da lei e fazer um agradecimento especial também ao secretário de Articulação Política, Hildo Rocha, ao chefe da casa Civil, Luiz Fernando Silva e ao senhor Coutinho, que é do Jurídico da Casa Civil, que ajudaram para que essa lei se tornasse realidade”, ressaltou Edilázio Júnior.