Chico Gomes descarta candidatura à presidência da Famem

Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
17/10/2012 11h21

Chico Gomes descarta candidatura à presidência da Famem

Eleito recentemente como novo prefeito da cidade de Viana, na Baixada Maranhense, o deputado estadual Francisco Gomes (DEM) reiterou sua disposição em contribuir pela luta do municipalismo no Estado, no entanto descartou a possibilidade de disputar uma eventual eleição à presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

“A luta da Famem é pelo municipalismo e nesta eleição eu quero participar ativamente, em principio, não como candidato, mas como um membro ativo. Sou prefeito eleito e quero participar das discussões da Famem porque os municípios hoje têm perdido muito de suas receitas e vivem em dificuldades devido à política adotada pelo governo federal, que hoje detém arrecadação de quase 70% de tudo que se arrecada no país e os municípios”, disse o parlamentar.

Na última terça-feira (16), o deputado Jota Pinto (sem partido) havia sugerido o nome de Gomes como candidato a presidir a instituição, lembrando de sua forte aceitação política em todo o Estado. No entanto, o próprio deputado disse que contribuiu bastante para que a Federação fosse criada, sendo seu primeiro secretário executivo. Uma destas vitórias, segundo o parlamentar, foi o reconhecimento, através da Constituição de 1988, das leis orgânicas municipais.

“Quero participar desse debate que é muito importante, porque todos os problemas, que se vive, que se passa dentro do Município, que se passa dentro dos limites do município que é a única realidade territorial que existe efetivamente; o Estado e a União são ficções”, finalizou.