Chico Gomes informa que Sinfra vai asfaltar MA de acesso a Cajari

Waldemar Terr / Agência Assembleia
25/10/2012 15h15

Chico Gomes informa que Sinfra vai asfaltar MA de acesso a Cajari

O deputado Francisco Gomes (DEM), prefeito eleito de Viana, informou, na sessão desta quinta-feira (25), que o secretário de Infraestrutura do Estado (Sinfra), Max Barros, fez o lançamento, nesta quarta-feira (24), do edital para contratação da obra de pavimentação asfáltica da MA que liga a MA-014 a Cajari, cortando o território do município de Viana. O parlamentar explicou que a estrada é toda implantada no território do município de Viana e nunca foi concluída, passando já vários governos, embora seja importante para os municípios de Viana e Cajari.

O deputado do DEM revelou que ele mesmo já fez diversos apelos da tribuna da Assembleia, indicações e reuniões com o secretário de Infraestrutura, que mandou fazer, por determinação da governadora Roseana Sarney (PMDB), o projeto de restauração da MA. “São 14 quilômetros de estrada que liga a sede do município de Cajari ao resto do Estado. É a única saída de Cajari para se comunicar com os outros municípios e com a nossa capital”, afirmou.

O prefeito eleito afirmou também que o secretário Max Barros, em reunião na Sinfra, lhe mostrou o edital para licitação da obra e que a concorrência se dará no dia 19 de novembro, uma vez que o projeto está pronto. “Aquela estrada será feita e recuperada com uma nova tecnologia que está sendo implantada na MA-014, que é de solo-cimento. É colocada uma camada de solo-cimento na base da estrada para evitar os problemas ocasionados pelas chuvas e pelo lençol freático que pressiona o asfalto e que provoca os borrachudos, os chamados borrachudos que vão esburacando a estrada toda, como se encontra neste momento. Essa camada de solo-cimento vai proteger o solo. É uma camada impermeável, pouco flexível e sobre ela, então, será colocado o asfalto, dando a essa estrada uma vida útil muito maior, extensiv amente maior do que tem ocorrido até agora”, garantiu.

APELO À CODEVASF

O deputado voltou a fazer um apelo à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), responsável pela implantação do Programa Água para Todos na grande maioria dos municípios maranhenses. Disse que a implantação do Programa Água para Todos, que é um programa que vai levar água a todos aqueles que precisam no meio rural, levará água através de cisternas, onde for apropriado o uso de cisternas, para captar a água das chuvas através do sistema simplificado de abastecimento d’água com rede de distribuição para todas as casas; e também através de açudes, de barragens e de preservação de água para que os pro dutores tenham água para produção durante principalmente o período de verão, quando a Baixada e o Maranhão mais sofrem com essa extensa estiagem.

“Fazemos, mais uma vez, ao superintendente da Codevasf agora no Maranhão, Dr. João Batista, para que esse projeto seja implantado agora que é o período apropriado para ser colocado, principalmente nas áreas de campo de Viana onde o gado está morrendo. A população está com sede e enfrenta uma calamidade por causa da falta de água em toda aquela região dos campos de Viana”, assegurou.