Afonso homenageia comerciários e lamenta morte de Antonina Melo

Agência Assembleia
30/10/2012 13h56

Afonso homenageia comerciários e lamenta morte de Antonina Melo

Em discurso na Assembleia Legislativa, o deputado Afonso Manoel (PMDB) destacou dois requerimentos de sua autoria aprovados à unanimidade do Poder Legislativo. No primeiro requerimento, o parlamentar homenageia os comerciários do Maranhão pela passagem do Dia do Comerciário, 22 de outubro. No segundo, estende pêsames à família da fundadora da Apae-MA, Antonina Melo falecida esta semana.

Afonso Manoel registrou que o primeiro requerimento foi enviado ao senhor Osvaldo Paulino de Sousa, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, pela passagem do dia 22 de outubro, Dia dos Comerciários. Ele disse também que acompanhou o quanto foi dolorida a luta do Sindicato dos Comerciários pela conquista deste feriado.. “Foram quase cinco anos de luta, várias sessões coletivas, audiências públicas, enfim, uma conquista obtida a custa de muito suor”, afirmou.

Afonso Manoel era presidente dos Diretores Lojistas quando ocorreu a conquista. Existia Dia do Médico, Dia do Estudante, Dia do Professor e os comerciários tiveram que batalhar muito pelo seu dia, afirmou o parlamentar. Em seguida, parabenizou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, Osvaldo Paulino de Sousa, afirmando que esta é uma categoria que trabalha do amanhecer ao anoitecer, muitas vezes comissionada.

No segundo requerimento Afonso Manoel lamenta o falecimento de Dona Antonia Melo, esposa do doutor Expedito Melo da APAE e da Faculdade Santa Teresinha. A Assembléia Legislativa teve a oportunidade de conceder o Título de Cidadão Maranhense ao doutor Expedito Melo em uma das solenidades mais emocionantes do Poder Legislativo, segundo o deputado.

Disse o parlamentar que os dois, Expedito e Antonina, têm um excelente trabalho prestado a São Luís na área educacional, tanto na Faculdade Santa Teresinha (Cest) quanto na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além de terem levado a Apae a vários municípios do interior do Maranhão.

“A gente sabe o quanto é bonito e emocionante esse trabalho que a Apae realiza em São Luís e no interior do Estado. Aqui, as nossas condolências ao cidadão maranhense Expedito Melo, uma pessoa que aqui disse que até fome passou e a esposa dele nos momentos mais difíceis foi sua companheira e ela o deixou sábado passado. Então, nossas condolências à família Apae, ao Cest e nosso reconhecimento à classe comerciária do Maranhão”, finalizou.