Eliziane registra Dia Nacional da Cultura e denuncia abandono de criança

icone-whatsapp
Agência Assembleia
05/11/2012 18h52

Eliziane registra Dia Nacional da Cultura e denuncia abandono de criança
Foto original

 

A deputada Eliziane Gama (PPS) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (5), para registrar a passagem do Dia Nacional da Cultura, e denunciar e pedir providências para mais um abandono de criança na periferia da capital maranhense.

 

A parlamentar destacou que o Maranhão tem uma das maiores diversidades culturais do Brasil. Ela lembrou que participou das ultimas eleições e fez um debate aprofundado com comunidades e grupos culturais de São Luís, falando da importância da cultura para a geração de emprego e renda e para a mudança da qualidade de vida das pessoas, a partir de um olhar diferenciado do poder Executivo.

 

Eliziane Gama observou que temos hoje no Ministério da Cultura uma secretaria especial, para tratar de investimentos voltados para a economia criativa que, nessa nova forma de compreensão da cultura, se torna um dos fatores extremamente fundamentais para mudar a vida das pessoas. “Esta Casa precisa ter um olhar muito especial agora quando da votação do Orçamento do Estado”, afirmou.

 

De acordo com Eliziane, pela previsão do Orçamento que será votado pela Assembleia, haverá uma redução desse investimento significativo. “Isso é preocupante, porque se  não aproveitamos o potencial no Estado do Maranhão para investir, para revitalizar, não teremos um Estado rico desenvolvido, que dê oportunidade às vocações da própria cidade, às vocações do próprio Estado”, disse.

 

Por outro lado, Eliziane observa que não fala apenas de carnaval e de São João, porque são duas manifestações em dois meses diferenciados no ano, mas acima de tudo um investimento nas manifestações culturais durante todos os meses do ano, como por exemplo, a literatura, cuja data inclusive é exatamente no mesmo dia do nascimento do escritor Rui Barbosa. “Falar em cultura é também falar em artesanato, literatura, teatro, dança e nas mais variadas vocações da cidade e do Estado do Maranhão”, assinalou.

 

ABANDONO

 

No pronunciamento, a deputada Eliziane Gama denunciou à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e ao Ministério Público Estadual, o abandono de uma criança doente que não tem nem dois anos de vida, pela própria mãe, no bairro do Coroadinho, em São Luís. A criança foi deixada na casa de uma senhora, que não sabe o que fazer e procurou o gabinete da parlamentar para encontrar uma solução para o problema.     

 

Conforme Eliziane, a criança tem deformidade no palato, será encaminhada ao Hospital Dutra, mas precisa de um atendimento diferenciado fora do Estado do Maranhão, na cidade de Bauru, em São Paulo,  porque não contamos com estrutura para esse tipo de atendimento.

 

A deputada lembra que durante a palestra do secretário de Estado de Saúde, deputado  licenciado Ricardo Murad na Assembleia  Legislativa, todos os parlamentares demonstraram essa preocupação, porque esse é um tratamento feito fora de domicilio . A doença atinge muitas crianças no Estado do Maranhão. “Temos que agir em conjunto com o Ministério Público Estadual para ajudar essas crianças”, apelou Eliziane.


Banner