Francisca Primo parabeniza municípios do MA e destaca Buriticupu

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Assembleia Legislativa
08/11/2012 11h26

Francisca Primo parabeniza municípios do MA e destaca Buriticupu
Foto original

 

A deputada Francisca Primo (PT), usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quinta-feira (8), para parabenizar as mais de cinqüenta cidades maranhenses, que dia 10 de novembro, sábado próximo, fazem aniversário. Entre elas, Tufilândia, Alto Alegre do Pindaré, Conceição do Lago Açu, Formosa da Serra Negra e Buriticupu.

 

A parlamentar utilizou a maior parte do seu pronunciamento para contar a história do município de Buriticupu, deste como se deu seu surgimento até suas evoluções nos sentidos históricos, sociais, culturais, econômicos, religiosos, comunitários e político-administrativos.

 

Francisca Primo não hesitou e aproveitou para discorrer também sobre os problemas de Buriticupu, que segundo ela, assim como toda cidade, tem ainda muitos problemas a serem resolvidos, como segurança pública por ter poucas policiais e o abastecimento de água, por falta de investimento da Companhia de Água e Esgoto do Maranhão (Caema).

 

“Espero que com esses novos investimentos anunciados pelo governo, Buriticupu seja beneficiado”, finalizou a deputada.

 

Sobre Buriticupu

 

Localizado no oeste do Maranhão e com mais de 60 mil habitantes, teve sua criação dirigida e com a participação direta do Governo do Estado do Maranhão ainda na gestão do governador Pedro Neiva de Santana, através de um projeto de colonização executado no ano de 1973.

 

O nome Buriticupu surgiu muito antes da Colonização, em homenagem a um dos Rios existentes na localidade com união de duas frutas abundantes na região, das palmeiras de buriti que cresciam as margens do Rio com as matas adjacentes de onde medrava o cupu.

 

Nos anos 80 a indústria madeireira, agricultura e o comércio foram os fatores que mais contribuíram para o crescimento da economia de Buriticupu, transformando-o no maior povoado do Maranhão. Em 94, foi elevado a categoria Município e Distrito com a denominação de Buriticupu, pela lei estadual nº 6162, de 10-11-1994, sendo desmembrado de Santa Luzia.

 


Banner