Eduardo Braide participa da abertura de encontro de enfermagem

icone-whatsapp
Marcelo Vieira / Agência Assembleia
09/11/2012 11h05

Eduardo Braide participa da abertura de encontro de enfermagem
Foto original

 

O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) participou na noite desta quinta-feira (08) da abertura do II Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal do Maranhão, realizado nos dias 08 e 09 no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa. O tema deste ano foi “A Inserção do Enfermeiro Obstetra e Neonatologista nas Políticas Públicas de Saúde da Mulher e da Criança no Maranhão”.

 

O parlamentar destacou a importância e a valorização do profissional e defendeu uma discussão ampla das políticas de saúde públicas voltadas para a categoria. Braide destacou também o programa “Rede Cegonha” do governo federal.

 

“Nós temos um programa grandioso do governo federal que é o ‘Rede Cegonha’, que estimula a realização do parto normal e conta com a participação do enfermeiro obstetra e neonatologista nessa parte de planejamento da saúde pública. Não existe estimulo do parto normal sem a participação do enfermeiro obstetra e neonatologista”, declarou.

 

O deputado explicou que o parto normal e humanizado gera grandes benefícios tanto para as mulheres como para as crianças, além de beneficiar diretamente na redução dos gastos de recursos públicos. “A mulher que tem parto normal usa menos medicamentos e tem uma recuperação melhor e em menor tempo, o que reduz o gasto do recurso público”.

 

Para o deputado, esse evento serve exatamente para discutir todas essas questões e principalmente a inserção desses profissionais na política pública estadual de saúde, tanto da mulher como da criança.

 

Eduardo Braide afirmou que a Assembleia dará sua contribuição por meio da Comissão de Saúde da Casa, por meio de requerimentos e proposições de leis que possam ser levadas para a apreciação do plenário. Ele disse ainda que a AL estará de portadas abertas para, ao final do evento, colher as reivindicações e as matérias que foram discutidas e transformá-las em Lei quando for o caso  e também servir de intermediador no que diz respeito às ações junto a Secretaria de Saúde do Estado

 


Banner