Raimundo Cutrim pede construção de hospital regional no município de Viana

Agência Assembleia
13/11/2012 18h06

O deputado Raimundo Cutrim (PSD) apresentou à Mesa Diretora a Indicação nº 561/2012 solicitando que seja enviado expediente à governadora Roseana Sarney, no sentido de autorizar o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, a iniciar a construção de um hospital regional no município de Viana.

Ao justificar a Indicação, o deputado argumenta que o índice populacional do município de Viana é próximo de 50 mil habitantes e vem crescendo significativamente nos últimos anos, conforme dados do último censo do IBGE.

“Este fato nos garante afirmar que a atual casa de saúde lá existente não possui as condições necessárias para atender a demanda dos que buscam um tratamento médico de maior complexidade, o que está causando uma série de transtorno para aqueles que precisam de cuidados médicos”, afirma Raimundo Cutrim.

Ele acrescenta que o atendimento desta Indicação será uma grande contribuição para aqueles que, atualmente, são obrigados a se deslocar para outros centros em busca de atendimento médico hospitalar. “Sem falar que se trata de uma medida de inteira justiça em favor da população vianense”.

RECUPERAÇÃO DA MA-317

Através da Indicação nº 562/2012, o deputado Raimundo Cutrim pede que seja encaminhado expediente à governadora Roseana Sarney no sentido de autorizar que o secretário de Infraestrutura, Max Barros, proceda à imediata recuperação da MA-317, rodovia que liga o município de Cajari à Rodovia Deputado João Evangelista, antiga MA-O14.

Ao justificar sua proposição, o deputado afirma que Cajari, ao longo dos anos, sofre por falta de acesso, em decorrência de a MA-317 ser a única via que liga a MA-014 à sede do município por via terrestre. Segundo o deputado, são apenas 17 quilômetros (uma espécie de ramal) que, no período invernoso, isolam totalmente a população. Com isso, os doentes são impedidos de ser transportados em ambulâncias e o comércio tem de aumentar os preços dos produtos porque o transporte também fica mais caro.

Raimundo Cutrim assinala que, no governo anterior, várias pontes foram construídas ao longo da MA-317sobre o Igarapé dos Afogados. “Mas a má qualidade das obras e a falta de zelo com a coisa pública fizeram com que as águas das cheias que transbordam o Rio Maracu no período de inverno, destruíssem as pontes, impedindo o direito de ir e vir dos munícipes cajarienses, o que é uma afronta à Constituição Federal”, ressalta o deputado.