Aprovada a criação da semana de combate às doenças mórbidas masculinas

icone-whatsapp
Agência Assembleia
19/11/2012 17h25

 

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta segunda-feira (19), em primeiro turno, o projeto de lei de iniciativa da deputada Vianey Bringel (PMDB), que institui no Calendário Oficial do Governo do Estado, a Semana Estadual de Combate e Conscientização às Doenças Mórbidas Masculinas, a ser realizada na semana que antecede o dia 7 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

 

 A proposta seguirá para votação em segundo turno antes de ser submetido à sanção do Poder Executivo.

 

De acordo com o projeto de lei, as secretarias estaduais deverão a garantir anualmente a promoção de exames, seminários, palestras, teatro, e exposições de painéis, alusivos ao combate e conscientização das pessoas acerca doenças mórbidas masculinas: Câncer de Mama, Câncer de Pênis, Câncer de Próstata e o aumento da osteoporose. 

 

A parlamentar esclareceu que seu projeto tem como objetivo combater e conscientizar os homens, sobre as doenças mórbidas existentes que, em face da própria resistência de muitos não fazer o exame, ou terem hábitos que podem afetar a qualidade de vida, acabam se tornando doenças despercebidas e acabam se agravando.

 

Segundo Vianey, pouca gente sabe, mas os homens também desenvolvem o tumor de mama como as mulheres. “Embora a incidência da doença ainda seja considerada baixa – equivalente a 1% dos cânceres malignos – vem aumentando a cada ano”, alerta.

 

 De acordo com Bringel, os índices de cura das doenças estão diretamente relacionados ao diagnóstico, e crescem quando o tumor é descoberto precocemente. “Este tipo e câncer acomete o homens na faixa etária de 50 a 60 anos de idade”, observa.


Banner