Tavares afirma que parceria institucional entre governo e oposição é mentira

Marcelo Vieira / Agência Assembleia
20/11/2012 16h50

O deputado Marcelo Tavares (PSB), líder da oposição na Assembleia Legislativa, afirmou, na sessão desta terça-feira (20), que a parceria institucional propalada pelo governo do Estado não passa de mais uma mentira.  Para Tavares, o seminário institucional, que reúne prefeitos de todo Estado desde ontem, promovido pelo governo no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, foi “um verdadeiro baile de debutantes com o único objetivo de apresentar o seu provável candidato à sociedade”.

Para comprovar que a parceria institucional é mentirosa, o deputado deu como exemplo a liberação de emendas parlamentares, que segundo ele, apenas deputados da base governista recebem o beneficio do governo. “Os que não votam com o governo não recebem suas emendas. Eu pelo menos coloquei emendas para o município de São José de Ribamar, município do chefe da Casa Civil para ver se saía, mas não saiu. Foi falta de projeto do prefeito de São José de Ribamar? Duvido, porque é um bom prefeito, mas não saiu porque a emenda do Deputado Marcelo Tavares não pode sair.”

O líder do governo, deputado César Pires, reagiu às críticas do líder da oposição e disse que quando esteve na oposição nunca teve as benesses do governo e muito menos da Assembleia. Para César Pires, esse é um procedimento comum em todos os governos e que nada há de errado nisso. “Daí, agora, querer dizer que o governo é equivocado, é errado ou se ele estivesse rompendo um processo histórico e o processo não fosse contínuo como sempre foi, quem opta pela Oposição o caminho é esse.”

Tavares não deixou passar em branco e respondeu ao líder do governo. “Nós éramos tão democráticos quando éramos governo que até na Assembleia Legislativa o primeiro secretário era o deputado César Pires, na gestão de João Evangelista, e o Deputado Antônio Pereira, na minha gestão, era indicado pelos deputados de oposição; e fizeram um grande trabalho aqui nesta Casa”, declarou Tavares.

O líder da oposição destacou a atuação de César Pires, “que ajudou muito o presidente João Evangelista no processo de construção desse prédio, principalmente quando o deputado João Evangelista estava doente; e o deputado Antônio Pereira também nunca faltou com a sua boa atuação na Mesa Diretora desta Casa. Então, senhores deputados, isso é política civilizada, o que nós vemos no Maranhão é a política do patrimonialismo, do atraso, do mandonismo e isso é que precisa mudar no Estado”, finalizou Tavares.