Roberto Costa e Aluísio Mendes reúnem-se com moradores da área Centro

Assecom / Roberto Costa
26/11/2012 11h01

Roberto Costa e Aluísio Mendes reúnem-se com moradores da área Centro

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, esteve, a convite do deputado Roberto Costa (PMDB), reunido com moradores da área Centro, debatendo ações de segurança pública para a comunidade. A reunião aconteceu durante toda a manhã do último domingo (25) no salão paroquial da Igreja de São Roque, no bairro do Lira. Estiveram presentes também o comandante da Polícia Militar, coronel Jefferson Teles, e o comandante de Batalhão, coronel Pereira.

O parlamentar e o secretário de Segurança Pública ouviram atentamente todas as propostas da comunidade, que teve ampla participação no debate.

Roberto Costa enfatizou a ida do Secretário de Segurança como uma forma de tranquilizar e de o governo ouvir diretamente os anseios da comunidade. “É muito importante hoje o nosso debate aqui, com a presença do secretário de Segurança, que veio ouvir e apresentar as ações do governo para vocês, como uma forma de dar tranquilidade à comunidade, apresentando uma saída eficaz para a nossa problemática, que não é somente a violência, como também o uso e o tráfico de drogas aqui na região do Centro”, afirmou o parlamentar.

Aluísio Mendes assegurou que diversas capitais brasileiras passam pelo mesmo problema de São Luís e fez um breve levantamento da situação da capital maranhense. “Eu participo do Conselho Nacional de Segurança Pública e posso afirmar a vocês que o problema da violência é uma mazela que atinge toda a sociedade brasileira. E o tráfico de drogas tem sido um dos principais fatores. Mais de 80% dos crimes cometidos hoje na região metropolitana têm relação com o tráfico de drogas. Mas, felizmente, graças ao trabalho da Governadora Roseana e ao trabalho da Secretaria de Segurança Pública, São Luís é a 2ª cidade menos violenta do Nordeste e a 4ª menos violenta do Brasil”, disse.

O Secretário de Segurança também destacou as ações que a Polícia tem executado, a qualidade do efetivo que está nas ruas e lamentou a flexibilização do Código Penal . “Apesar das dificuldades, do baixo número de policiais por habitante, nós temos executado um excelente trabalho. Nós temos uma Polícia de qualidade. Temos, por exemplo, O Grupo Especial de Apoio as Escolas (GEAP), que tem feito todo um trabalho junto às escolas. A polícia tem feito a parte dela, mas também existe a problemática do Judiciário e Legislativo brasileiros, pois o Código Penal tem sido muito flexível. Infelizmente, é comum ver bandidos soltos, que foram diversas vezes presos, em um curto espaço de tempo. Isso tudo porque a Lei permite”, afirmou.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Durante a reunião, todos os moradores presentes tiveram a oportunidade de expor os seus pontos de vista e alguns assuntos foram pontuados como prioritários para a comunidade. Em uma conversa aberta e franca, à medida em que os moradores expunham as problemáticas, o secretário Aluísio respondia e apresentava as soluções cabíveis.

“É muito importante a presença dos moradores para juntos encontrarmos soluções para a problemática da violência. Pois a comunidade, mais do que ninguém, sabe aonde estão concentradas as maiores incidências da criminalidade”, disse Aluísio.

Durante a conversa, o secretário sugeriu que fosse criado um Conselho de Segurança Pública para que a comunidade pudesse estreitar relações e ajudar a Secretaria de Segurança, atuando em parceria.

O Secretário de Segurança garantiu que até o inicio do ano que vem, toda a área Centro será contemplada com a instalação de câmeras de alta definição, do novo sistema de videomonitoramento, que foi recentemente instalado pelo Governo do Estado, que, segundo ele, é a ação comprovadamente mais eficaz no combate às problemáticas apresentadas pela comunidade.

Aluísio Mendes garantiu que um estudo e um mapeamento sobre a criminalidade na área Centro já foram feitos pela Inteligência da Polícia e que a próxima ação será uma efetiva Operação de Choque na área, combatendo principalmente a violência e o tráfico de drogas na região.

AGRADECIMENTOS

A conselheira tutelar Maria de Lourdes França falou em nome da comunidade e agradeceu a iniciativa do deputado Roberto Costa e a atenção do secretário Aluísio Mendes. “Nós agradecemos a iniciativa do deputado Roberto, que sempre tem sido presente e não fechou os olhos para o nosso problema. Se todos os parlamentares fossem como ele, abertos ao diálogo e presentes nas comunidades, certamente muitos problemas já teriam sido resolvidos. Agradecemos também o secretário Aluísio que se mostrou comprometido em solucionar o problema”, disse.

O deputado Roberto Costa finalizou o debate agradecendo a disponibilidade de todos em ajudar. “Quero agradecer ao coronel Jefferson Teles, ao coronel Pereira, ao secretário Aluísio, à Governadora Roseana, pois esse combate às drogas e à violência tem sido uma preocupação muito grande de toda a comunidade. A vinda de vocês trouxe esperança da volta da tranquilidade, que sempre presente na área Centro. Com o apoio da Governadora Roseana, pretendo dedicar uma emenda parlamentar pra ajudar nessas ações de Segurança Pública. Quero ressaltar, também, a presença da nossa comunidade, que foi importante para junto acharmos essas soluções”, finalizou o parlamentar.

VISITAS

Após o término da reunião, o Secretário de Segurança e o coronel Jefferson Teles, visitaram os principais pontos dos bairros Lira, Belira, Madre Deus, Goiabal, Macaúba, Codozinho, acompanhados do deputado Roberto Costa. Lá eles puderam conversar com moradores e comerciantes e ouviram atentamente todas as reivindicações.