Bacelar esclarece cancelamento de processo licitatório na Saúde

Ribamar Santana / Agência Assembleia
27/11/2012 14h51

Bacelar esclarece cancelamento de processo licitatório na Saúde

O deputado Magno Bacelar (PV) esclareceu da tribuna da Assembleia, na sessão desta terça-feira (27), que o cancelamento do processo licitatório dos hospitais feito pela secretaria de Saúde deveu-se à aprovação do pedido de empréstimo no valor de R$ 3,8 bilhões, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo Bacelar, está garantido um bilhão para a construção de 05 hospitais regionais e para a interligação de municípios como, por exemplo, Itaipava do Grajaú.

“O BNDES tem uma clausula que diz que estes projetos têm que ser elaborados e bancados pelo BNDES. É claro que o Estado do Maranhão vem fazendo sua parte, mas isso, o projeto já fora aprovado, e isso são questões pequenas, é questão de mês [para resolver]. Então eu acho que isso aí realmente não vai desvirtuar do objetivo fundamental”, explicou o parlamentar.

Magno Bacelar argumentou que desses 05 hospitais regionais previstos, com capacidade de 100 leitos, um deles será construído na regional de Chapadinha, mas com previsão de ter apenas 50 leitos, o que considerou uma discriminação com a região do Baixo Parnaíba. “Por isso aproveito para cobrar que seja um hospital de 100 leitos, uma vez que o valor do de 50 leitos está em torno de R$ 15 milhões e o de 100 leitos em torno de R$ 17 milhões. É por isso que eu cobro para Regional do Baixo Parnaíba um hospital de 100 leitos”, defendeu.

Segundo Magno Bacelar, a Regional do Baixo Parnaíba é a terceira plena da Saúde do Estado do Maranhão, só perdendo para São Luís e Imperatriz e por isso merece ser contemplada com um hospital de 100 leitos, como Santa Inês e Pinheiro. “O critério de escolha da localização desses hospitais é de densidade demográfica e não de politicagem, tanto é verdade que protestei quando fui informado de que somente a Regional do Baixo Parnaiba teria um hospital com 50 leitos”, esclareceu.