Diretoria de Recursos Humanos promove curso de Suporte Básico de Vida

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
29/11/2012 16h39

Diretoria de Recursos Humanos promove curso de Suporte Básico de Vida
Foto original

 

A Diretoria de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, por meio da Subdiretoria de Saúde e Medicina Ocupacional, realizou na tarde desta quinta-feira (29), na Sala das Comissões, o curso de Suporte Básico de Vida, de acordo com as diretrizes 2010 da American Heart Association (AHA). O objetivo é treinar servidores desta Casa para o atendimento de primeiros socorros a pessoas que forem acometidas de desmaios, paradas cardíacas e respiratórias.

 

O curso foi oferecido em parceia com o Instituto Superior de Ensino e Pesquisa (ISEP), que está fornecendo todos os equipamentos necessários para os treinamentos que estão sendo realizados na Assembleia.   

 

“Este curso é de fundamental importância para instituições públicas com mais de 2.500 funcionários. É um curso que não é dado com muita freqüência e que pode salvar muitas vidas, uma vez que essas situações de pessoas acometidas por desmaio, e paradas cardiorrespiratórias podem ocorrer a qualquer momento. Essas normas estão sempre sendo atualizadas e, hoje, vamos treinar os quatro passos que devem ser dados para socorrer as pessoas que passam por essa situação”, explicou Ana Maria Castro, chefe do Núcleo Médico da Assembleia.

 

O subdiretor de Saúde, José Ribamar Araújo Filho, disse que o Curso de Suporte Básico de Vida é mais um dos vários cursos que a Assembleia está oferecendo para seus servidores e, também, que é de muita importância, pois pode salvar vidas. “Agradeço a colaboração do Diretor de Recursos Humanos da Assembleia, Eduardo Pinheiro, e do ISEP, que nos viabilizou os equipamentos (desfibrilador externo automático, bonecos, máscaras etc.) necessários para que este curso pudesse ser dado. Espero que todos tirem o maior proveito possível”, comentou.

 

Segundo Ana Maria Castro, instituições com mais de 2.500 funcionários são obrigadas por lei a dispor de um desfibrilador, que é um a aparelho utilizado para reverter uma parada cardio-respiratória através de impulsos elétricos.

 

Coube à enfermeira Tereza de Jesus Lima Fonseca, do quadro de servidores da Casa, ministrar o curso para a primeira turma de servidores de vários setores da Assembleia como, por exemplo, Gabinete Militar, Núcleo Médico e Recursos Humanos.


Banner