Assembleia condecora hoje Presidente Dilma com medalha Manoel Bequimão

icone-whatsapp
03/12/2012 09h14

Assembleia condecora hoje Presidente Dilma com medalha Manoel Bequimão
Foto original

 

A Assembleia Legislativa entregará hoje (segunda-feira. 3) a Medalha Manoel Bequimão, maior comenda do Legislativo Estadual Maranhense,  à presidente Dilma Roussef. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, a solenidade de entrega das medalhas ocorrerá no Palácio dos Leões, com horário previsto para às 13h. Na ocasião, a presidente também receberá a Medalha da Ordem do Mérito Timbira, concedida pelo Governo do Estadual.     

 

O pleito para a concessão da medalha é de autoria do deputado Magno Bacelar (PV), segundo ele, pelos relevantes serviços que a presidente vem prestando ao Maranhão, liberando recursos ao Estado. A solenidade de entrega da medalha à presidente Dilma Roussef, no Palácio dos Leões, deverá contar com a presença de todos os parlamentares estaduais.

 

A VISITA

 

Dilma Rousseff deve desembarcar às 10h10, no aeroporto internacional Marechal Cunha Machado, de onde segue para o Porto do Itaqui. No terminal portuário, a presidenta e a governadora Roseana Sarney inauguram, às 11h, o berço 100 e alargamento do cais sul, obras de R$ 139,5 milhões que integram as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O novo berço, com 320 metros de comprimento e 40 metros de largura, proporcionará um aumento de 5 milhões de toneladas/ano à capacidade de movimentação do porto.

 

“Essa é uma obra importante, realizada em parceria entre o governo do Estado e governo federal, e que integra um conjunto de investimentos que estamos empreendendo visando a modernização e ampliação do Porto do Itaqui. É uma obra estruturante, de logística, que atenderá aos grandes projetos que estão se instalando no Estado, cujos investimentos chegam a R$ 120 bilhões”, ressaltou a governadora.

 

Após a solenidade no Porto do Itaqui, Roseana Sarney e Dilma Rousseff se deslocam para o Palácio dos Leões, onde às 13h, haverá entrega de medalhas. A presidenta será condecorada com as medalhas da Ordem dos Timbiras, pelo governo do Estado, e Manoel Bequimão, homenagem da Assembleia Legislativa do Maranhão.

 

Ainda no Palácio dos Leões, Dilma Rousseff deve visitar uma exposição alusiva aos 400 anos de fundação de São Luís, que reúne peças diversas criadas por artistas, designers e marcas reconhecidas em todo o mundo. No acervo, selo, livros, quadros, joias, sandálias, perfumes, latas de bebidas, roupas, sapatos, móveis e outros objetos inspirados nos encantos da capital maranhense.

 

A agenda da presidenta Dilma em São Luís, nesta segunda-feira (3), encerra com uma visita, às 15h30, ao Hospital Sarah de Neuroreabilitação, no Monte Castelo. O embarque para Brasília está previsto para as 16h40.

 

EXPOSIÇÃO

 

Todas as peças produzidas em homenagem aos 400 anos da capital maranhense, entre fotografias, telas, calçados, livros, joias, estarão reunidas em uma grande exposição realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secma). A Exposição Extraordinária Homenagem ao IV Centenário de São Luís será montada inicialmente no Palácio dos Leões e terá a presença ilustre da presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (3).

 

“Estamos reunindo tudo o que foi produzido por artistas locais e empresas, em homenagem aos 400 anos de São Luís, nessa bela exposição, que será montada inicialmente no Palácio dos Leões e depois, em caráter permanente, será transferida para o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, onde ficará aberta para a visitação”, disse a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão.

 

Há também peças do estilista mineiro Victor Dzenk, apresentadas em desfile durante a mostra de moda São Luís Fashion. Participam ainda instituições como Aliança Francesa e Assembleia Legislativa, que emprestou telas assinadas pelos artistas plásticos Rogério Martins, Beto Lima e Alfredo Araújo.

 

“Para a composição da exposição, nós recebemos diversas peças de empresas, artistas e instituições, que estamos organizando para mostrar ao público”, disse o coordenador museográfico da exposição, Miguel Veiga, entusiasmado com presença da presidenta Dilma Rousseff.

 

As informações são da Secom do governo do Estado.

 


Banner