Arnaldo Melo preside abertura do I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão

Agência Assembleia
06/12/2012 11h09

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), presidiu, na manhã desta quinta-feira (6), a cerimônia de abertura do I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão. Em seu discurso, ele destacou a importância do evento afirmando que é cada vez mais urgente e essencial a necessidade de integração do Poder Legislativo estadual com as Câmaras Municipais de todos os municípios maranhenses.

“Este evento representa um gesto de reunir, um momento para congregar, para refletir sobre o Poder Legislativo e suas múltiplas funções na democracia participativa brasileira e representa, também, uma conclamação para estarmos mais próximos de nossos compromissos constitucionais, mias irmanados com os cidadãos que representamos”, ressaltou Arnaldo Melo.

Ele explicou que este evento, sob o tema “A Missão das Câmaras Municipais na Democracia Brasileira”, terá prosseguimento com encontros regionais, em locais diversos, e com conteúdos temáticos mais densos e diferentes. A agenda destes encontros, segundo Arnaldo Melo, deverá ser definida pelos vereadores das mais diversas regiões do Estado.

Durante a abertura do evento, que conta também com a presença de todos os 42 deputados estaduais do Maranhão, Arnaldo Melo, em seu discurso, destacou ainda os desafios que hoje se colocam diante dos novos legisladores: “Em nossa democracia, todos os mandatários políticos são eleitos pelo povo. Mas só os deputados e os vereadores têm o privilégio de representar o povo, e em seu nome agir no desempenho de seus mandatos. Que bela missão! Que difícil missão!”, exclamou Arnaldo Melo.

Ele anunciou que a Assembleia Legislativa estuda a criação de um Núcleo de Assistência aos Legisladores Municipais do Maranhão, com a função institucional de promover a interlocução entre o Legislativo estadual e o universo das 217 Câmaras, e os 2.372 vereadores da próxima e das futuras legislaturas.

Com o auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana completamente lotado, o I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão está sendo realizado com palestras e conferências de diversas autoridades.

Falando em nome da governadora Roseana Sarney (PMDB), o vice-governador Washington Luiz Oliveira (PT) parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, e todos os demais deputados pela iniciativa de realizar o Encontro.

“Este evento é da maior importância para o processo de desenvolvimento econômico e social que o Maranhão está vivendo em nossos dias. O Maranhão tem a vocação de ser um dos Estados mais fortes da Federação e eventos como este ajudam a aproximar e a conscientizar cada vez mais todas as lideranças políticas do nosso Estado”, ressaltou o vice-governador.

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Isaias Pereirinha, falando em nome de todos os vereadores presentes, disse que, “sem sombra de dúvida, este evento contribui para fortalecer o Poder Legislativo e a democracia no Maranhão”.

A solenidade de abertura do evento, que reúne em São Luís vereadores reeleitos e recém-eleitos de todos os 217 municípios do Maranhão, contou também com a presença do vice-governador do Estado, Washington Luiz Oliveira; do ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas do Estado; do desembargador José Bernardo Rodrigues, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim; do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Isaías Pereirinha, e do diretor da Secretaria Especial do Interlegis do Senado Federal, Haroldo Tajara.