Valderês Melo e Graça Paz destacam a participação feminina na política

Agência Assembleia
06/12/2012 16h16

Valderês Melo e Graça Paz destacam a participação feminina na política

A presidente do Gedema (Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão), Valderês Melo, e a deputada Graça Paz (PDT) falaram sobre a importância da mulher no meio político, durante uma reunião com as esposas dos vereadores eleitos que participavam do I Encontro dos Legisladores do Maranhão, organizado pela Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (6). O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), marcou presença na reunião.

Para mostrar o crescimento da participação feminina no processo eleitoral, Valderês Melo citou que hoje o Maranhão conta com 663 mulheres eleitas para ocupar cargos de vereadoras e prefeitas. Isso representa um acréscimo de 31% em comparação com as eleições de 2008. Ela citou que, no Poder Executivo, 12% das prefeituras municipais estarão sob a gestão feminina; esse número coloca o Maranhão em 5º lugar entre os Estados que têm o maior número de prefeituras comandadas por mulheres.

Na visão de Valderês Melo, as mulheres têm uma forma especial de dirigir uma cidade, com sensibilidade e paciência, características que superam a média masculina. Ela citou como exemplo a habilidade que as mulheres têm para resolver problemas familiares.

A deputada Graça Paz do (PDT) ressaltou também a importância de as esposas de legisladores participarem do encontro. Ela destacou que as mulheres também tiveram que vencer muitas batalhas para garantir a vitória dos seus companheiros.