Presidente da Interlegis destaca papel do corpo técnico das casas legislativas

Marcelo Vieira / Agência Assembleia
06/12/2012 21h48

Presidente da Interlegis destaca papel do corpo técnico das casas legislativas

Com o tema “Produtos da Interlegis”, o presidente da Interlegis, Haroldo Tajra, proferiu a última palestra do dia, coroando de êxito o I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Em sua palestra, Haroldo Tajra destacou o papel do corpo técnico das casas legislativas e a necessidade de uma parceira entre parlamentares, assessores e servidores para a modernização e o fortalecimento do Legislativo.

Para ele, as iniciativas de modernização de uma casa legislativa só terão sucesso se os agentes internos verdadeiramente se engajarem nesse processo. “Os parlamentares, os membros da Mesa Diretora e os servidores devem ficar à frente dessa meta, pois é da própria casa a responsabilidade maior em se modernizar, especialmente de seu presidente”, disse.

“Com uma visão de modernidade sustentada em quatro pilares: tecnologia, comunicação, capacitação e informação, o programa Interlegis oferece um amplo leque de produtos e serviços para as casas legislativas e tudo a custo zero”, explicou Tajra.

A palestra também abordou a importância da comunicação social como difusor das ações do parlamentar. É muito importante que o discurso do parlamentar chegue até o povo, que por sua vez precisa se aproximar dos agentes públicos.

“A sede do Poder Legislativo deve proporcionar livre acesso a todos, já que ali a sociedade organizada debate questões importantes, participa, em certa medida, das decisões, reivindica os seus direitos e expressa o seu ponto de vista” destacou.

ESTADISTA

O presidente da Interlegis elogiou a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), pela realização do I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão, que segundo ele foi o maior evento em que ele já participou voltado para o legislativo municipal. Para ele, o deputado Arnaldo Melo se mostrou um verdadeiro estadista.

Haroldo Tajra disse que tem observado um grande número de presidentes de casas legislativas atentos à importância do fortalecimento institucional da casa e que assumem a bandeira da modernização.

INTERLEGIS

Desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Interlegis é um programa de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.

Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo. Mais de três mil câmaras municipais já receberam computadores e impressoras do Programa para se ligarem à Internet, usarem o correio eletrônico e colocarem suas informações à disposição dos internautas. Todas as assembleias estaduais passaram a contar com salas de multiuso (20 computadores em rede) e salas de videoconferência totalmente equipadas.