Gardênia Castelo esclarece denuncia sobre caos nos serviços de Saúde de São Luís

Ribamar Santana / Agência Assembleia
10/12/2012 18h39

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) esclareceu da tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira (10), as críticas dirigidas pelo deputado Roberto Costa (PMDB) à Prefeitura de São Luís. Roberto Costa denunciou a situação caótica em que se encontra o atendimento dos serviços de Saúde na capital. “Nos últimos meses, estamos vendo acontecer, aqui na nossa cidade, uma verdadeira atrocidade contra a população de São Luís no que se refere ao atendimento dos serviços de Saúde”, afirmou.

Segundo a deputada Gardênia, essa situação não está acontecendo somente em São Luís, mas também em outras capitais como, por exemplo, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém e Belo Horizonte, conforme matéria recentemente exibida pela TV Record.

“A questão da Saúde é grave no País inteiro. Saúde é tripartite e é suprapartidária, assim deveria ser tratada, mas não é. Se houvesse uma atuação conjunta dos governos municipal, estadual e federal seria bem diferente. Basta verificar os atendimentos de qualquer hospital de urgência e emergência de São Luís, para se constatar que 60% dos pacientes são oriundos do interior do Estado”, explicou Gardênia.

De acordo com a deputada, não tem prefeitura do Brasil que dê conta de tocar a contento a prestação dos serviços de Saúde sem o apoio do governo do Estado e do governo Federal. “O governo Federal até que apóia quando manda os recursos, mas esse dinheiro é distribuído, inclusive uma parte vai para a rede estadual e outra para a rede privada. A situação é difícil. Mas o prefeito João Castelo, que é obrigado constitucionalmente aplicar 15% da receita própria da Prefeitura de São Luís em Saúde, tem colocado quase 30% e ainda assim os recursos não atendem à demanda que a cidade do tamanho de São Luís apresenta”, observou.