Bacelar rebate críticas da oposição contra o aumento da tarifa de água

Ribamar Santana / Agência Assembleia
13/12/2012 16h31

Bacelar rebate críticas da oposição contra o aumento da tarifa de água

O deputado Magno Bacelar (DEM), em pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta quinta-feira (13), rebateu as críticas feitas pelo deputado Rubens Júnior (PC do B) à Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema), que aumentou em 38% a tarifa de água em São Luís. “Você tem que ter condições para prestar um serviço de boa qualidade. A falência do sistema de abastecimento de água de São Luís é antigo. A oposição passou 7 anos no governo e não fez absolutamente nada”, afirmou Magno.

Segundo Magno Bacelar, a governadora vai investir R$ 100 milhões no Sistema Italuís com uma contrapartida de R$ 10 milhões do governo do Estado. “A governadora está enfrentando o problema. É claro que é desagradável o aumento da tarifa de água. A caema hoje está precisando de recursos”, justificou.

De acordo com Magno Bacelar, o uso de carros pipas para abastecer parte da população é uma alternativa paliativa, acrescentando que o sistema de abastecimento de água ficou mais complexo em razão do crescimento populacional de São Luís e que, hoje, o sistema Italuís não é mais suficiente.

Em aparte ao discurso do líder da Oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), que também criticou o aumento da tarifa de água, o deputado César Pires (DEM), líder do Governo, disse que os problemas enfrentados, hoje, pela Caema são mazelas históricas e que não estão circunscritas apenas numa esfera de dois anos de governo. “Esse problema e outros vem se acumulando historicamente. Temos problemas de hospitais que não funcionam, de planos de saúde que não funcionam e outros mais”, argumentou.