Rigo Teles recebe Título de Cidadão de Grajaú e homenageia Frei Alberto Beretta

17/12/2012 11h33

O deputado Rigo Teles (PV) recebeu na quarta-feira (12), durante concorrida solenidade na Câmara Municipal, o Título de Cidadão de Grajaú. A iniciativa foi do vereador Clesiomar (PSDB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo parlamentar, em benefício do desenvolvimento do próspero e pujante município da Região Central do Estado do Maranhão.

Participaram da concorrida solenidade os prefeitos Capitão Otsuka (Grajaú), Doutor Edmilson (Formosa da Serra Negra), Joãozinho do Dimaizão (Itapiava do Grajaú), todos os vereadores com assento na Câmara Municipal de Grajaú, e centenas de lideranças políticas dos municípios da Região Central e populares.

Em seu discurso Rigo Teles disse que foi motivo de grande alegria receber o título de cidadão grajauense, concedido por meio de projeto de resolução legislativa do ilustre vereador e amigo Clesiomar (PSDB), aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. “O título, dado pelos representantes do povo que sempre me acolheu, honrará a mim, aos meus filhos e familiares, que também saberão valorizar a grande dedicação de servir”, disse Rigo.

“Sou filho da cidade de Barra do Corda desmembrada da cidade de Grajaú. O Título de Cidadão que hoje recebo me faz grajauense de fato, mas eu o já era de todo coração. Fico feliz porque sempre sou recebido muito bem pelos inúmeros e ilustres amigos que residem nesta terra. Quero agradecer a todos por este gesto que me deixa orgulhoso por saber que estou cumprindo, com hora, minha missão de deputado”, afirmou Rigo.

O parlamentar fez um breve histórico de Grajaú, destacando que a cidade foi fundada em 29 de abril de 1811, e faz parte da história do Maranhão pelo seu rico potencial econômico.  “A história de Grajaú é marcada de lutas e grandes vitórias do seu bravo povo que, ao longo de dois séculos de existência, soube receber os visitantes e acreditar que vale a pena crescer, servindo de exemplo para todos os maranhenses”, assinala Rigo.

Teles ressaltou que a diversidade das atividades econômicas inclui o município de Grajaú entre os mais importantes do Estado, destacando a produção agrícola, o turismo nas belas cachoeiras, o beneficiamento da gipsita no Rio Grajaú, as firmas gesseiras, além das fábricas de placas de gessos que tornam a cidade um dos mais importantes pólos gesseiros do Brasil.

HOMENAGEM

No pronunciamento, o deputado Rigo Teles reconheceu que Grajaú tem muitos filhos ilustres e importantes, mas escolheu o momento para prestar sua homenagem à memória do inesquecível Frei Alberto Beretta, um médico e missionário capuchinho que mesmo não estando mais entre nós, continua vivo em nossas lembranças, porque foi protagonista de uma história real de amor vivida com o todo o povo de Grajaú.

“Um certo homem que além da bata branca de médico também vestia um hábito franciscano e calçava um par de sandálias surradas: o inesquecível Frei Alberto Beretta, um médico e missionário capuchinho e também um  verdadeiro santo, que viveu no município de Grajaú, levando a cura para o corpo e a alma para todos os sofredores”, comentou.

No final do discurso, Rigo disse que quem conheceu o Frei Alberto Beretta em Grajaú e nos vilarejos da mata, tem a certeza de ter encontrado um verdadeiro homem de Deus.  “Ainda hoje ele se dirige para pedir sua intercessão às pessoas que se encontram na provação. Frei Beretta deixou a doce lembrança e um exemplo de uma vida, com dedicação e dignidade”, concluiu o deputado.