Bira do Pindaré destaca audiência pública realizada em Bacabeira

Assecom / Bira do Pindaré
17/12/2012 20h09

Bira do Pindaré destaca audiência pública realizada em Bacabeira

O deputado Bira do Pindaré (PT) participou de uma audiência pública, na manhã desta segunda-feira (17), no povoado Santa Quitéria, em Bacabeira. No mesmo dia ele conversou com a Juíza Rosângela Macieira, da Comarca de Rosário.

Aproximadamente 3000 pessoas residem em Santa Quitéria, comunidade que já tem serviços como energia elétrica, água, colégios, igrejas e campos de futebol. Apesar das dificuldades inerentes, o bairro conta com uma estrutura para 700 famílias. As pessoas ocuparam a região há mais de 15 anos, legitimamente e com o consentimento do poder público.

O povoado fica em frente à obra da Refinaria Premium da Petrobrás. A área de 250 hectares está custando mais de R$ 60 milhões. Após o começo das obras, o senhor Ernesto Vieira Carvalho Neto, que representa a empresa Bacabeira Empreendimentos S/A, registrada na Bahia, com sede em Imperatriz vem ameaçando a população alegando ser dono das terras.

O petista já havia denunciado da tribuna da Assembleia Legislativa este litígio agrário. Na audiência desta segunda-feira foram tomados alguns encaminhamentos, como a realização de uma nova audiência pública na Câmara Municipal de Bacabeira, no dia 19 de março, e uma caminhada terminando em ato público no dia 04 de fevereiro.

A Juíza Rosângela garantiu aos moradores do povoado o direito de fazer as intervenções básicas em suas moradias. Direito que se tornou precário pelas constantes ameaças de despejo. As pessoas ficavam expostas ao sol e a chuva e com a proximidade do período chuvoso a situação ficará mais complicada.

“Também ficamos acertados de que as pessoas possam fazer os ajustes necessários nas suas casas porque elas estavam proibidas de fazer reformas, essa era a informação que elas tinham na cabeça, e os corretores, que estão na área, proibiam até de consertar o telhado da casa, e a chuva chegando”, destacou Bira.