Cutrim diz que Comissão de Segurança contabiliza saldo positivo

icone-whatsapp
Agência Assembleia
15/01/2013 10h45

Cutrim diz que Comissão de Segurança contabiliza saldo positivo
Foto original

O deputado Raimundo Cutrim (PSD) avalia como positivo o balanço das atividades realizadas, durante o ano de 2012, pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. “Foram várias reuniões, audiências públicas e debates que proporcionaram uma discussão cada vez mais ampla e aprofundada sobre os problemas da violência e da criminalidade em nosso Estado”, afirmou.

 

Na condição de presidente da Comissão de Segurança Pública, Raimundo Cutrim garante que, ao longo do ano de 2013, os deputados desta Comissão irão trabalhar ainda mais para discutir e propor soluções para os problemas enfrentados pelo Maranhão na área da prevenção e do combate à criminalidade.

 

Segundo Cutrim, tão logo sejam retomados os trabalhos legislativos, no início do próximo mês de fevereiro, os membros da Comissão de Segurança Pública irão marcar uma visita de inspeção ao presídio instalado no quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, localizado no Bacanga.  

 

Em meados de dezembro de 2012, a Comissão de Segurança Pública realizou uma visita ao Presídio de Segurança Máxima, instalado no quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no Calhau.

 

Esta visita, segundo o deputado Raimundo Cutrim, foi motivada por um pedido formulado por associações de policiais militares e de integrantes do Corpo de Bombeiros. Segundo Cutrim, representantes destas instituições encaminharam um documento à Assembleia Legislativa solicitando uma visita de inspeção às instalações tanto dos xadrezes do Comando Geral da Polícia Militar quanto do Corpo de Bombeiros.

 

“No dia 19 de dezembro passado, a Comissão de Segurança Pública da nossa Assembleia fez a visita ao quartel da Polícia Militar, para verificar as verdadeiras condições de funcionamento dos xadrezes que funcionam no quartel do Calhau”, explicou Raimundo Cutrim.

Segundo ele, a partir de fevereiro de 2013, em data ainda a ser marcada, será feita também uma visita ao presídio do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

 

Aumento da criminalidade – Ao longo do ano de 2012, a Comissão de Segurança Pública realizou diversas reuniões para avaliar estatísticas que apontam o aumento da criminalidade e da ocorrência de homicídios, roubos, furtos, assaltos e outras modalidades de crimes no Maranhão. Para o deputado Raimundo Cutrim, que já exerceu o cargo de secretário de Segurança Pública do Estado, o sistema de prevenção e enfrentamento da criminalidade precisa ser cada vez mais aperfeiçoado.

 

“Quando assumi a Secretaria de Segurança Pública do Estado, no ano de 1997, não tinha nada. Nós só tínhamos 72 delegados de carreira, havia 5.226 policiais militares, tínhamos 935 bombeiros, a Penitenciária praticamente não existia, nem muro tinha. Tudo que o sistema de segurança tem ainda hoje fomos nós que fizemos. Mas este sistema evidentemente tem que crescer. Temos que modernizar mais ainda o Ciops, a informatização, os CIDs, a Corregedoria, a Academia Integrada, as delegacias especializadas como a Delegacia da Mulher, Delegacia do Consumidor, Delegacia do Idoso, Delegacia de Turismo, a Delegacia do Adolescente Infrator, que não existia”, afirmou Cutrim.

 

Para ele, o ano de 2013 será decisivo para que a Comissão de Segurança Pública faça um diagnóstico ainda mais apurado dos problemas da criminalidade e da violência: “O mais importante é que vamos cada vez mais nós, deputados desta Comissão, avaliar os problemas, para propor soluções. A situação que estamos vivendo hoje é grave e temos que acompanhar esses fatos, para que a situação não fique cada vez pior. Queremos é dar nossa contribuição para que o Maranhão seja um Estado de paz e de harmonia em toda a nossa sociedade”, ressaltou Cutrim.

 


Banner