Arnaldo Melo defende união de todos em favor do Maranhão

Waldemar Ter/Agência Assembleia
04/02/2013 11h37

Arnaldo Melo defende união de todos em favor do Maranhão

Na sessão de abertura dos trabalhos, nesta segunda-feira (4), o presidente reeleito Arnaldo Melo (PMDB) fez uma saudação especial às autoridades, deputados, lideranças políticas e populares, e defendeu a união de todos os poderes e a população numa cruzada em favor do Maranhão, especialmente no combate à pobreza. “Todos os maranhenses unidos nessa caminhada”, conclamou.

Arnaldo Melo lembrou que o Governo do Estado realizou uma série de seminários, ouvindo a população, e “fez o belíssimo projeto que é o Vivo Maranhão, que o BNDES aprovou, porque não suportamos mais esses índices que temos e precisamos de medidas urgentes de combate à pobreza”.

SEGUNDO MANDATO

Melo disse que se sente honrando por assumir pela segunda vez o mandato de presidente e explicou o papel de todos os poderes presentes – Executivo, Legislativo e Judiciário - que, além de um gesto de cortesia, representa a harmonia e a independência de todos.

O presidente elogiou a mensagem da governadora Roseana Sarney (PMDB), que foi lida pelo secretário-chefe da Casa Civil e de Infraestrutura, Luís Fernando Silva. Arnaldo Melo afirmou que a sociedade maranhense tem aprovado a mensagem que detalhou as ações concretizadas e as programáticas, garantindo o empréstimo do BNDES para construir a infraestrutura do Estado para receber investimentos privados e a refinaria.  “O Estado e os municípios precisaram dar a contrapartida, para gerar trabalho para a população”, justificou.

SEIS MANDATOS

O presidente da Assembleia falou de sua experiência parlamentar de seis mandatos, que o obrigaria a pedir ao representante da governadora, com o apoio dos demais deputados, que levasse a mensagem de que o Legislativo representa 217 municípios, presentes em todas as regiões, buscando melhorias para o Estado, por ser uma situação emergente em todo Maranhão.

Citou o exemplo da região Leste, onde mais de 70 por cento da população vivem na extrema linha de pobreza, recebendo menos de 70 reais.

“Precisamos dar todo apoio ao governo e cobrar a aplicação correta do empréstimo, porque será uma grande oportunidade que incomoda a todos nós. Dessa forma, se fizermos essa cruzada, convocando todos os prefeitos, vereadores e organizações, porque sem a integração não conseguirmos superar esse quadro no Estado e no pais”.

Disse ainda: “As coisas estão se organizando e precisamos ver a coisa sendo aplicada lá na ponta, nos bolsões de miséria”.

Arnaldo Melo Pediu que o secretário que transmita o apoio da Casa ao Executivo e afirmou que não faltará celeridade em apreciar projetos importantes.

LEGISLATIVO FORTE

Arnaldo Melo garantiu que o Legislativo é o mais bonito dos poderes: “Temos o privilégio de representar o povo por enfrentar eleições de quatro em quatro anos e dirimir os conflitos da população, o governo executa e o Judiciário vê o aspecto da legalidade”.

O presidente anunciou também que a Assembleia vai realizar uma série de ações externas, a exemplo de acompanhar as bacias hidrografias e novo encontro de vereadores, no interior, no molde do que aconteceu, no ano passado, em São Luís.

Outros anúncios foram a realização de concurso para preencher cargos nas áreas técnica e administrativa da Casa, através de uma instituição de credibilidade, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para assegurar a lisura do ato; e concluir, até maio, o complexo de comunicação da Casa, com a entrada no ar do canal de TV aberta digital, para interar o Poder Legislativo com os cidadãos. “Teremos assim dado passos ousados, modernizando os nossos meios de comunicação”, explicou.