Sessão solene marca reabertura oficial dos trabalhos da Assembleia

Agência Assembleia
04/02/2013 12h33

Sessão solene marca reabertura oficial dos trabalhos da Assembleia

Uma concorrida sessão solene marcou, na manhã desta segunda-feira (4), a reabertura oficial dos trabalhos da Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), proferiu um discurso com uma mensagem de otimismo, destacando a importância da harmonia entre os Poderes e, especialmente, ressaltando os trabalhos do Poder Legislativo e do Poder Executivo diante de um cenário de mudanças favoráveis ao Maranhão.

Discursando na tribuna, Arnaldo Melo fez uma conclamação em favor da unidade política, defendendo a união de todos os poderes e a população numa cruzada em favor do Maranhão, especialmente no combate à pobreza. “Todos os maranhenses unidos nessa caminhada”, conclamou.

Arnaldo Melo lembrou que o Governo do Estado realizou uma série de seminários, ouvindo a população, e “fez o belíssimo projeto que é o Vivo Maranhão, que o BNDES aprovou, porque não suportamos mais esses índices que temos e precisamos de medidas urgentes de combate à pobreza”.

AÇÕES PROGRAMÁTICAS

O presidente da Assembleia Legislativa elogiou o conteúdo da mensagem da governadora Roseana Sarney (PMDB) encaminhada ao Poder Legislativo, que foi lida no Plenário pelo secretário-chefe da Casa Civil e de Infraestrutura, Luís Fernando Silva. Arnaldo Melo afirmou que a sociedade maranhense tem aprovado a mensagem que detalhou as ações concretizadas e as programáticas, garantindo o empréstimo do BNDES para construir a infraestrutura do Estado para receber investimentos privados e a refinaria.  “O Estado e os municípios precisaram dar a contrapartida, para gerar trabalho para a população”, justificou.

Durante seu pronunciamento, Arnaldo Melo voltou a frisar que o Legislativo é o mais bonito dos poderes: “Temos o privilégio de representar o povo por enfrentar eleições de quatro em quatro anos e dirimir os conflitos da população, o governo executa e o Judiciário vê o aspecto da legalidade”.

O presidente anunciou também que a Assembleia vai realizar uma série de ações externas, a exemplo de acompanhar as bacias hidrografias e novo encontro de vereadores, no interior, no molde do que aconteceu, no ano passado, em São Luís. Outros anúncios foram a realização de concurso para preencher cargos nas áreas técnica e administrativa da Casa, através de uma instituição de credibilidade, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para assegurar a lisura do ato; e concluir, até maio, o complexo de comunicação da Casa, com a entrada no ar do canal de TV aberta digital, para interar o Poder Legislativo com os cidadãos. “Teremos assim dado passos ousados, modernizando os nossos meios de comunicação”, explicou.

Na condição de representante da governadora Roseana Sarney, o secretário-chefe da Casa Civil e de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, leu no Plenário a mensagem encaminhada pelo Poder Executivo, com a apresentação de um relatório que sintetiza a atual situação econômica e financeira do Estado do Maranhão.

CERIMÔNIA MILITAR

Antes da sessão plenária, uma solenidade militar foi realizada na área externa da Assembleia Legislativa, quando policiais do Gabinete Militar hastearam as bandeiras do Brasil, do Maranhão e de São Luís.

Em seguida, o presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo, entrou no veículo oficial pela entrada principal da Casa e subiu a alameda principal. Escoltado pelo Esquadrão da Polícia Montada, o presidente foi conduzido até a linha das bandeiras, acompanhado da esposa e presidente do Gedema (Grupo de Esposas de Deputados Estaduais do Maranhão), Valderez Melo.

Na linha das bandeiras, o presidente foi recepcionado pelo diretor-geral da Casa, Heraldo Marineli, pela diretora do Cerimonial, Aristéia Machado, e pelo chefe do Gabinete Militar, Coronel Silmar.

Posteriormente, o presidente Arnaldo Melo passou em revista à Tropa da Polícia Militar e assistiu o desfile em sua homenagem, acompanhado de deputados, autoridades e diretores da Casa.

Encerrada a solenidade militar, o presidente, acompanhado de deputados e autoridades, dirigiu-se ao plenário da Casa para abrir a sessão solene de abertura dos trabalhos de 2013.

Além do secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, a sessão solene contou também com a presença do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior; o desembargador José Bernardo da Silva, a procuradora geral de Justiça, Regina Lucia de Almeida Rocha; o comandante do 24º Batalhão de Caçadores do Estado do Maranhão, tenente-coronel Heber Costa; o comandante dos Portos no Maranhão, capitão de mar e guerra Jair dos Santos Oliveira, o comandante da 27ª Circunscrição do Serviço Militar, coronel Jorge Marques Machado, o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, coronel César Demétrio Santos, dirigentes da Associação Comercial do Estado (ACM) e da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), além de outras autoridades.