Roberto Costa participa do início do Programa de Reposição Florestal

icone-whatsapp
Assecom / Roberto Costa
06/02/2013 10h08

Roberto Costa participa do início do Programa de Reposição Florestal
Foto original

 

Durante a manhã da última terça-feira (5), o deputado Roberto Costa (PMDB) participou da abertura do Programa de Reposição Florestal na Ilha de São Luís, que aconteceu na área da Estação Ecológica do Sítio Rangedor. As primeiras mudas da reposição florestal no Rangedor foram de cedro, jacarandá e aroeira, plantadas pelo deputado Roberto Costa, pelo vice-governador Washington Luís; pelo secretário de Estado de Meio Ambiente do Estado, Victor Mendes; e pelo gerente de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira.

 

Cada muda recebeu o nome de quem realizou o plantio e representa, simbolicamente, o compromisso com a preservação ambiental nas Unidades de Conservação do Estado.

 

Roberto Costa destacou a importância da ação. “Essa é uma ação consciente e necessária para que nossas futuras gerações possam viver em um meio ambiente saudável e ao mesmo tempo em uma região desenvolvida econômica e socialmente”, disse o parlamentar.

 

A priori, nas áreas da Estação Ecológica do Sítio Rangedor e no Parque Estadual do Bacanga serão plantadas 337 mil mudas de plantas de espécies nativas. Entre elas, estão mudas de bacuri, de pau d'arco amarelo e de cajá. No total, cerca de 200 hectares terão suas terras contempladas pelo Programa.

 

O Programa de Compensação e Reposição Florestal, autorizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, tem a finalidade de cumprir as determinações do Termo de Compromisso Unificado, firmado entre a Vale e a Secretaria de Meio Ambiente. Esse Termo de Compromisso é referente à compensação florestal que será feita pela empresa em virtude de várias autorizações de supressão vegetal (desmate) obtidas para as obras realizadas no Complexo Portuário Ponta da Madeira, em São Luís.

 

"Esse trabalho de recomposição florestal é um recomeço e aumenta a responsabilidade de todos os entes públicos de dar a esse momento a atenção devida. Não deixar que daqui a 10 anos a gente esteja aqui de novo fazendo replantios. A gente precisa manter essas mudas que serão plantadas aqui. Agradeço a toda equipe, a parceria e o diálogo com a Vale, e à governadora Roseana Sarney que vem dando condições para gente fazer um bom trabalho. Desejo que a empresa  contratada consiga executar o projeto de forma rápida e eficiente", ressaltou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes.


Banner