Hélio Soares volta a cobrar contrapartida da empresa Vale

Nice Moraes / Agência Assembleia
06/02/2013 13h46

O deputado Hélio Soares (PP), em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira (6), na tribuna da Assembleia Legislativa,  voltou a criticar a empresa Vale pela falta de investimentos nos municípios abrangidos pela ferrovia. Ele defendeu uma mobilização pelo Legislativo estadual no sentido de cobrar da companhia a contrapartida garantida quando da sua instalação no Maranhão.

“O problema da Vale cabe a esta Casa refletir e usar os direitos que tem para que sejam refletidos no nosso Estado.  A Vale não tem responsabilidade social alguma: só no data show, só na propaganda. Na verdade, não existe nada de concreto em relação à parte compensatória aos nossos municípios”, criticou Hélio Soares.

Ele destacou o município de Bom Jesus das Selvas, onde está ocorrendo uma explosão populacional. Segundo Hélio, o município teve sua população aumentada em 30% da noite para o dia. Com isso, a administração municipal está acuada, uma vez que aumentou a prostituição e os assaltos “É um desmando que ela não está tendo condições de controlar por causa desses 30% que foi aumentado para a construção da duplicação da Ferrovia da Vale. A Vale, por outro lado, não se pronuncia em nada, é como se nada estivesse acontecendo”,  criticou o parlamentar.

Hélio Soares disse que já participou de várias reuniões com a direção da Vale, mas que não tem produzido nenhum efeito. Mas, agora, com a mobilização da Assembleia Legislativa, acredita que será alcançado o resultado esperado.  “Nós temos que rever todos os impostos que têm ficado em Parauapebas. A Vale tem um cuidado especial com esse  município que recebe R$ 22 milhões por mês só de imposto sobre serviço. E aqui o corredor da Vale, como São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, até o próprio Itaqui –  que é o ponto final de escoamento -  parece que não tem utilidade nenhuma”.

Ao finalizar o seu pronunciamento, Hélio Soares afirmou que se a Vale não der uma resposta, vai ser feita uma paralisação com os 23 municípios, incluindo as comunidades indígenas, em protesto contra o descaso que da empresa. Disse também que vai continuar participando das reuniões com todos os prefeitos com o objetivo de fortalecer a Associação dos Municípios do Corredor da Vale. “A gente manda os requerimentos para lá e eles não estão nem aí, não dão atenção.  Então, vamos mobilizar todos os meios de comunicação para mostrar para o Brasil que essa propaganda não é verdadeira tanto quanto se prega nos meios de comunicação do nosso Maranhão”.