Afonso Manoel propõe sessão solene para discutir Campanha da Fraternidade de 2013

Agência Assembleia
06/02/2013 14h46

O deputado Afonso Manoel (PMDB) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa o Requerimento nº 002/13, com o qual solicita que seja realizada uma sessão solene especial, marcada para o próximo dia 21 de fevereiro, a fim de discutir o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013.

Em sua proposição, Afonso Manoel destaca que a Campanha da Fraternidade 2013, que retoma o tema Juventude, propõe-se olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades, entendê-los e auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas, fazer-se solidária em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios desta mudança de época e com a exclusão social, e reavivar-lhes o potencial de participação e transformação.

De acordo com Afonso Manoel, esta Campanha da Fraternidade deseja, no contexto do Ano da Fé, mobilizar a Igreja, e o quanto possível, os segmentos da sociedade, a fim de se solidarizarem com estes jovens.

LANÇAMENTO

A Campanha da Fraternidade 2013 será lançada no dia 13 de fevereiro próximo, Quarta-Feira de Cinzas. O tema deste ano é “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF 2013, em sua 50ª edição, terá a mesma temática. A acolhida da temática “juventude” tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.

O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

A programação de lançamento nacional será em Brasília, na sede da CNBB e também na cidade de Natal (RN), arquidiocese que deu início à Campanha, em 1962.

ORIGEM DA CF

A primeira Campanha foi realizada na Arquidiocese de Natal em abril de 1962, por iniciativa do então administrador apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales. O objetivo era fazer uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da arquidiocese. A comunidade rural de Timbó, no município de Nísia Floresta (RN), foi o lugar onde a campanha ocorreu, pela primeira vez.

O lançamento foi feito oficialmente numa entrevista do administrador apostólico da arquidiocese às Rádios Rurais de Natal e Poty. A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses do Regional Nordeste 2, nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Em 1964, a CNBB assumiu a Campanha da Fraternidade.